SóProvas


ID
4050319
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Aquilo que se estuda hoje como filosofia nas escolas nasceu na Grécia antiga (aproximadamente no séc. VII a.C.), em um contexto cultural de predomínio do pensamento mítico e da religião politeísta grega. Refletindo sobre a ciência, questiona Chauí: “a Filosofia nasceu realizando uma transformação gradual nos mitos gregos ou nasceu por uma ruptura radical com os mitos?” (CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, p. 34). A respeito do surgimento da filosofia e suas relações com o discurso mítico neste contexto grego, é correto afirmar que

filosofia e mitologia são discursos contrários, pois a filosofia nega o sobrenatural e busca sempre combater qualquer tipo de divindade.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa esta errada

  • A filosofia não combate o mito, pois começa a questionar tais verdades expostas na narrativa, buscando assim uma razão logica para o fato narrado. Podemos, então utilizar como exemplo a origem do mundo, com os constantes questionamentos, e a dificuldade da mitologia para responder as inúmeras questões fizeram com que haja o surgimento da filosofia, que em primeira estância busca um dos quatro elementos naturais para justificar a origem do mundo.

    Por isso a alternativa é errada.