São vitaminas que fazem parte do grupo das vitaminas hidrossolúveis, assim como a vitamina C. Vitaminas desse grupo não são armazenadas em grande quantidade no organismo, e, portanto, sua ingestão deve ser diária. Dentre os alimentos que as possuem, podemos citar: levedo de cerveja, grãos de cereais integrais, hortaliças verdes, ovos, carnes, e peixes.
As funções desempenhadas pelas vitaminas do complexo B são muitas, e, geralmente, elas atuam como coenzimas na ativação de diferentes processos metabólicos. Elas atuam, por exemplo, como coenzima na síntese de gordura, glicogênio e aminoácidos. Por participarem de diferentes processos, sua carência afeta diferentes partes do corpo. Alguns dos sintomas de deficiência de vitaminas do complexo B são: fadiga, anemia, irritabilidade, e lesões na pele.
- B9 (Ácido Fólico) — especialmente importante para gestantes, visto que dá suporte ao crescimento do bebê e previne problemas neurológicos congênitos;
- B12 (Cobalamina) — atua com a vitamina B9 na produção dos glóbulos vermelhos e ajuda o ferro a criar a proteína que transporta o oxigênio: a hemoglobina.
- B3 (Niacina) — sua principal função é aumentar os níveis do colesterol HDL (popularmente chamado “colesterol bom”);
- B1 (Tiamina) — auxilia o organismo na produção de novas células e também atua na proteção do sistema imunológico;