SóProvas


ID
4054039
Banca
CIEE
Órgão
Governo de São Paulo
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“O momento era de recolher a produção e peixes, mas o que sai das gaiolas é só decepção. A imagem impressiona: mais de uma tonelada e meia de peixes mortos.” (G1)
A notícia acima refere-se à alta mortandade de peixes no maior açude do Ceará e um dos maiores do país devido:

Alternativas
Comentários
  • O baixo volume de água no maior açude do Ceará e um dos maiores do país vem provocando a morte de milhares de peixes e tirando a única fonte de renda centenas de famílias.

    O momento era de recolher a produção e peixes, mas o que sai das gaiolas é só decepção. A imagem impressiona: mais de uma tonelada e meia de peixes mortos.

    https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/03/09/baixo-volume-de-agua-no-maior-acude-do-brasil-deixa-centenas-de-familias-sem-renda.ghtml

  • C - ao baixo volume de água.

    Cerca de 100 toneladas de peixes mortos foram retirados do açude Castanhão, na manhã deste sábado (9), em Jaguaribara, no Ceará. Desde a última quinta-feira (7), os peixes são vistos no local.

    Segundo a prefeitura, os produtores das regiões do Curupati, Jaburu e proximidades do escritório do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), perderam toda a produção de tilápia.

    As causas das mortes estão sendo investigadas, mas a principal suspeita é de que elas tenham sido causadas pela diminuição do oxigênio da água do açude, que atualmente acumula menos de 4% de sua capacidade.

    Durante todo o sábado, usando tratores e caçambas, funcionários da prefeitura trabalharam na retirada dos peixes da água para evitar a contaminação.

    https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/02/09/toneladas-de-peixes-mortos-sao-retiradas-do-acude-castanhao-no-ceara.ghtml - 09/02/2019