SóProvas


ID
406006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O desenvolvimento da ética profissional no serviço social é
matizado pelo desenvolvimento sócio-histórico da profissão. À
luz da ética profissional, julgue os próximos itens.

A vertente profissional de intenção de ruptura, marcada pelo marxismo, não questionou o conservadorismo no serviço social e os valores dele derivados.

Alternativas
Comentários
  • segundo neto,  a intenção de ruptura tem um direcionamento que a diferencia  das outras vertentes, pois possui um elemento CONTESTADOR, realizando uma critica no  desempenho do serviço social tradicional.

  •  No Serviço Social depois de romper com o conservadorismo, busca-se um projeto ético político a partir dos anos 1980. Daí então se inicia um debate sobre a construção desse projeto profissional, que partindo dessa crítica ao conservadorismo é que se encontram as raízes do atual projeto profissional. Metodologia: O objetivo deste trabalho é mostrar como o Serviço Social passa a se desenvolver com o projeto ético-político evidenciando a partir da ruptura com o conservadorismo, até a atualidade

  • O Movimento de Renovação do Serviço Social, processo ocorrido no Brasil, possuiu três direções distintas: 1) perspectiva modernizadora, influenciada pelas perspectivas funcionalista, estruturalista e positivista; 2) reatualização do conservadorismo, influenciada pela fenomenologia; 3) perspectiva de intenção de ruptura, influenciada pelo pensamento social marxista. As duas primeiras vertentes, resguardando as singularidades de cada uma, não colocaram em xeque os fundamentos conservadores da profissão e foram funcionais à classe dominante. Já a última direção apontada, a intenção de ruptura, caracterizou-se por não somente questionar o conservadorismo presente desde os primórdios do Serviço Social, mas trouxe para a profissão a crítica a sociedade de classes e a busca pelo conhecimento da realidade social.


    RESPOSTA: ERRADO
  • No movimento de reconceituação do Serviço Social, emergiram 3 vertentes:

    1) Modernizadora: abordagens funcionalistas, estruturalistas e sistêmicas

    - matriz positivista: perspectiva de integração social

    - eficiência e eficácia norteando a produção de conhecimento e intervenção profissional.

    2) Reatualização do conservadorismo: inspirada na fenomenologia

    - dirige-se ao vivido humano, aos sujeitos em suas vivências

    3) Intenção de Ruptura: Vertente marxista,

    - consciência de classes, - Serviço social inserido na reprodução de classes

    - posicionamento claro do ponto de vista sócio-político,

    - aproximação de movimentos sociais

  • GABARITO: ERRADO

    → A vertente profissional de intenção de ruptura, marcada pelo marxismo, não questionou o conservadorismo no serviço social e os valores dele derivados.

    O marxismo é uma corrente bastante crítica e que tem como uma das principais características o questionamento da ordem estabelecida pela sociedade atual, não sendo o Serviço Social uma exceção.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺