SóProvas


ID
4065322
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O galã


    Um belo dia, naquela pacata e honesta capital da província de segunda ordem, apareceram, pregados nas esquinas, enormes cartazes anunciando a próxima estreia de uma excelente companhia dramática, vinda do Rio de Janeiro.

    Há muito tempo o velho teatro não abria as portas ao público, e este, enfarado1 de peloticas2 e cavalinhos, andava sequioso de drama e comédia.

    Havia, portanto, na cidade uma animação e rebuliço desusados. Falara-se na vinda da companhia, mas ninguém tinha absoluta certeza de que ela viesse, porque o empresário receava não fazer para as despesas. Agora, os cartazes, impressos em letras garrafais, confirmavam a auspiciosa notícia, provocando um entusiasmo indizível. Muita gente saía de casa só para os ver, certificando-se, pelos próprios olhos, de tão grata novidade.

    A companhia anunciada era, efetivamente, a melhor, talvez, de quantas até então se tinham aventurado às incertezas de uma temporada naquela cidade tranquila.

    Quando a companhia chegou, foi uma verdadeira festa. Grande massa de povo aguardava-a no cais de desembarque; houve música, foguetes e aclamações. 

(Arthur Azevedo, “O galã”. Seleção de Contos, 2014. Adaptado)

1 entediado

2 artes de iludir com truques

Nas passagens “Muita gente saía de casa só para os ver” (4° parágrafo) e “Grande massa de povo aguardava-a no cais de desembarque” (último parágrafo), os pronomes destacados referem-se, correta e respectivamente, às expressões:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva B

    os cartazes, impressos em letras garrafais, confirmavam a auspiciosa notícia, provocando um entusiasmo indizível. Muita gente saía de casa só para os ver, certificando-se, pelos próprios olhos, de tão grata novidade..

     Quando a companhia chegou, foi uma verdadeira festa. Grande massa de povo aguardava-a no cais de desembarque; houve música, foguetes e aclamações. 

    cartazes; companhia.

  • Agora, os cartazes, impressos em letras garrafais, confirmavam a auspiciosa notícia, provocando um entusiasmo indizível. Muita gente saía de casa só para os ver

  • i) Agora, os cartazes, impressos em letras garrafais, confirmavam a auspiciosa notícia, provocando um entusiasmo indizível. Muita gente saía de casa só para os ver, 

    Muita gente saia de casa para ver os cartazes.

    II) Quando a companhia chegou, foi uma verdadeira festa. Grande massa de povo aguardava-a 

    Grande massa aguardava a companhia.

  • A dica para este tipo de exercício é sempre ler todo o período onde está localizado o pronome destacado no enunciado, nunca se esquecendo que o período é um conjunto de oração e tem como uma de suas características a presença do ponto final.

    GABARITO: B

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."

  • Essa foi mamão com açúcar.

  • GABARITO: B.

     

    Pronome "os" retoma "os cartazes"↓ 

     

    Agora, os cartazes, impressos em letras garrafais, confirmavam a auspiciosa notícia, provocando um entusiasmo indizível. Muita gente saía de casa só para os ver, certificando-se, pelos próprios olhos, de tão grata novidade.

     

    "Aguardava-a" retoma "a companhia" 

     

    Quando a companhia chegou, foi uma verdadeira festa. Grande massa de povo aguardava-a no cais de desembarque; houve música, foguetes e aclamações. 

     

  • GAB. B

    cartazes; companhia.

  • Se eu não me engano, já vi esse texto em alguma questão da CESPE

  • Retomando os trechos, temos que: “os cartazes, impressos em letras garrafais, confirmavam a auspiciosa notícia, provocando um entusiasmo indizível. Muita gente saía de casa só para os ver,”

    “Quando a companhia chegou (...)Grande massa de povo aguardava-a no cais”

    Perceba que “os” está retomando “cartazes”: as pessoas saíam para ver os cartazes com a novidade. E “a” refere-se à “companhia”, quando chega no cais. Portanto, Gabarito letra B.

  • ME - TE - SE - NOS - VOS - LHE - LHES / O - A - OS - AS = SEMPRE SE REFEREM AO SUBSTANTIVO.

  • Retomando os trechos, temos que:

    “os cartazes, impressos em letras garrafais, confirmavam a auspiciosa notícia, provocando um entusiasmo indizível. Muita gente saía de casa só para os ver,” “Quando a companhia chegou (...)Grande massa de povo aguardava-a no cais” Perceba que “os” está retomando “cartazes”: as pessoas saíam para ver os cartazes com a novidade. E “a” refere-se à “companhia”, quando chega no cais.

    Portanto, Gabarito letra B.