- 
                                Assertiva D Falou-se na vinda da companhia, mas as pessoas não estão certas de que ela virá. Futuro do Presente "Indicativo" "r" "ela"	virá" 
- 
                                Alguém me explica, por gentileza? 
- 
                                Os erros estão grafados em vermelho. Há uma sugestão de reescritura correta para cada alternativa, o que, contudo, não exclui outras possíveis.    A)Falava-se na vinda da companhia, mas as pessoas não estiveram certos de que ela veio. Incorreta. Temos erros de correlação e concordância. "Falava-se na vinda da companhia, mas as pessoas não estavam certas de que ela viria."    B)Fala-se na vinda da companhia, mas as pessoas não estão certa de que ela vem. Incorreta. Temos um erro de concordância. "Fala-se na vinda da companhia, mas as pessoas não estão certas de que ela vem."    C)Tinha-se falado na vinda da companhia, mas as pessoas não estão certo de que ela vêm. Incorreta. Temos erros de correlação e concordância. "Tem-se falado na vinda da companhia, mas as pessoas não estão certas de que ela virá."    D)Falou-se na vinda da companhia, mas as pessoas não estão certas de que ela virá. Correta.   E)Tem-se falado na vinda da companhia, mas as pessoas não estão certas de que ela viria. Incorreta. Temos um erro de correlação verbal. "Tem-se falado na vinda da companhia, mas as pessoas não estão certas de que ela virá." 
- 
                                Frase original: "Falara-se na vinda da companhia, mas ninguém tinha absoluta certeza de que ela viesse"   Identificação de tempos/modos verbais:   Falara-se: pretérito mais que perfeito do indicativo Transmite ideia de fato anterior de outro fato anterior.   Tinha: pretérito imperfeito do indicativo   Viesse: pretérito imperfeito do subjuntivo     Atenção a esse tempo verbal (pretérito imperfeito do subjuntivo)   Ele pode transmitir ideia de desejo, probabilidade e condições. E pode estar ligado a ação seja do passado, presente ou futuro. Ou seja, mesmo sendo "pretérito" pode indicado ação não somente do passado (no texto, o narrador está o tempo presente. Como um trecho do texto descreve "Muita gente saía de casa só para os ver (a companhia).     No texto original está ligado a ideia de "desejo". Trata-se de um recurso do autor para transmitir a ideia da expectativa da chegada da companhia pelas pessoas.   A correlação verbal correta está na D:   "Falou-se da vinda da companhia, mas as pessoas não estão certas de que ela virá"   Alteração do termo verbal (Todos alteram um tempo verbal à frente) Falara-se => Falou-se (mudança de pretérito mais que perfeito para pretérito perfeito) anterior do anterior para anterior    Tinha => Estão (alteração de verbo mas o que importa é o tempo verbal)  anterior para presente   Viesse (ação presente), assim, alterando um tempo verbal a frente, só pode ser um verbo do futuro.   Viesse => Virá.   Espero ter ajudado,   Bons estudos.   Fonte:https://www.conjugacao.com.br/preterito-imperfeito-do-subjuntivo/     
- 
                                D) Falou-se na vinda da companhia (PASSADO), mas as pessoas não estão certas de que ela virá (FUTURO) . E) Tem-se falado na vinda da companhia (PRESENTE), mas as pessoas não estão certas de que ela viria (PASSADO). 
- 
                                 original: "Falara-se na vinda da companhia, mas ninguém tinha absoluta certeza de que ela viesse" Identificação de tempos/modos verbais: Falara-se: pretérito mais que perfeito do indicativo Transmite ideia de fato anterior de outro fato anterior. Tinha: pretérito imperfeito do indicativo Viesse: pretérito imperfeito do subjuntivo Atenção a esse tempo verbal (pretérito imperfeito do subjuntivo) Ele pode transmitir ideia de desejo, probabilidade e condições. E pode estar ligado a ação seja do passado, presente ou futuro. Ou seja, mesmo sendo "pretérito" pode indicado ação não somente do passado (no texto, o narrador está o tempo presente. Como um trecho do texto descreve "Muita gente saía de casa só para os ver (a companhia). No texto original está ligado a ideia de "desejo". Trata-se de um recurso do autor para transmitir a ideia da expectativa da chegada da companhia pelas pessoas. A correlação verbal correta está na D: "Falou-se da vinda da companhia, mas as pessoas não estão certas de que ela virá" Alteração do termo verbal (Todos alteram um tempo verbal à frente) Falara-se => Falou-se (mudança de pretérito mais que perfeito para pretérito perfeito) anterior do anterior para anterior Tinha => Estão (alteração de verbo mas o que importa é o tempo verbal) anterior para presente Viesse (ação presente), assim, alterando um tempo verbal a frente, só pode ser um verbo do futu 
- 
                                Alguém poderia informar-me o que é um predicativo personativo??? 
- 
                                
                            
- 
                                Juro q li "virá" na "E"  
- 
                                Perder dinheiro é ruim, mas marcar a certa e trocar pela errada é de lascar.  
- 
                                vamos lá pessoal , fiquem atentos, olha a maldade  temos erro de concordância e tempo verbal. -  a palavra certos está errada pois deveria ser certas para concordar com pessoas.
-  para a correlação de verbo podemos usar: caso eu posso farei
- caso eu pudesse faria 
 ( Falou-se na vinda da companhia,  mas as pessoas  não estão certas de que ela virá