SóProvas


ID
4068250
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As alterações respiratórias no recém-nascido são a principal causa de internação no período neonatal e sua incidência e gravidade estão relacionados EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A letra D também está incorreta.

    "...Quando a pré-eclâmpsia é grave, a internação se faz necessária para a realização de exames de rotina, avaliação das condições maternas e fetais, assim como definir condutas... O uso de corticoide é indicado para mulheres grávidas com idade gestacional menor que 34 semanas, a fim de acelerar a maturidade pulmonar fetal."

    Fonte: ARAÚJO, L.A; REIS, A. T. Enfermagem na Prática Materno-Neonatal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. 298p.

    Obs: A fonte supracitada expressa o benefício do uso de corticosteróide em mulheres com alto risco de ter parto prematuro, logo, não se aplica no que o enunciado da questão pede. Tal referência, consta no edital do Corpo de Saúde da Marinha no ano de 2020.

    Para quem quiser conferir o trecho supracitado, a página é a 135.

    :)

  • Em geral, as doenças respiratórias são a principal causa de internação no período neonatal e sua incidência e gravidade estão relacionadas à idade gestacional (que refletirá o grau de desenvolvimento do pulmão), à presença de infecção materna, aos sinais de sofrimento fetal e ao uso do corticóide antenatal. Algumas práticas utilizadas no manuseio do recém-nascido (RN) grave - como estratégias ventilatórias usadas no início da vida, manuseio hídrico e nutricional, manuseio do canal arterial e da infecção - também podem influenciar no aparecimento das doenças respiratórias crônicas associadas ao período neonatal, devendo portanto ser consideradas ao se abordar a doença respiratória no RN.