SóProvas


ID
4069906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

    A proporção de pobres na população mundial caiu praticamente à metade entre 1981 e 2001, mas a melhoria foi mal distribuída e, na América Latina, o panorama da indigência não se alterou. É o que mostra o relatório Indicadores de Desenvolvimento Mundial 2004, divulgado pelo Banco Mundial. Segundo o levantamento anual do banco, a fatia de pessoas vivendo com menos de US$ 1 por dia — considerada, pela instituição, a linha de indigência — era de 39,5% da população total do planeta (1,45 bilhão) em 1981 e caiu para 21,3% (1,1 bilhão) em 2001. Na América Latina e no Caribe, no entanto, a evolução foi quase inexistente, com a proporção de indigentes recuando de 9,7% para 9,5% no mesmo período.
Jornal do Brasil, 24/4/2004, p. A17 (com adaptações).

Tendo esse texto como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que o tema suscita, julgue o item subseqüente.


Sabe-se que, no continente asiático, China e Índia são países que, impulsionados pelo forte avanço de suas economias, registram mais progresso na área social, contribuindo decisivamente para a diminuição da pobreza mundial.

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes

    CERTO

  • A primeira e a segunda nação mais populosas do mundo. O avanço tecnológico que permitiu China e Índia empregarem muito mais pessoas na produção de insumos de alto valor agregado fez com que as camadas mais pobres fossem empregadas em vários níveis da cadeia produtiva.

    Mesmo que não se traduza em ganhos expressivos de poder aquisitivo a reversão de uma grande massa de agricultores, desempregados e jovens em novos postos de trabalho advindos da cadeia global de produtos e serviços auxiliaram na diminuição do índice de pobreza regional e mundial.