SóProvas


ID
4071823
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de São Borja - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Presidência Rotativa Pro-tempore do Mercosul é a representação jurídico-político máxima do Mercado Comum do Sul. O cargo é exercido durante o período de seis meses por um chefe de Estado de um dos países membros. Atualmente quem está no poder é:

Alternativas
Comentários
  • Desde 02 de julho presidente é Luis Lacalle Pou. Mandato que termina em janeiro de 2021.
  • Mas na época em que a prova foi aplicada 2019, era: de 17 de julho de 2019 a 5 de dezembro de 2019.

  • Pessoal, o ano (2019) em que foi aplicado essa prova ,foi exatamente no período dos (06 meses) em que, o Presidente do Brasil ( Jair Bolsonaro ) estava em exercicio da presidência do " Pro-tempore do Mercosul "

    Logo, o Gab e a "B"

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Presid%C3%AAncia_Rotativa_Pro-tempore_do_Mercosul.

  • Montevidéu  - No dia em que assumiu a presidência rotativa do Mercosul, o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, afirmou que o bloco não pode, diante da queda de braço global entre Estados Unidos e China, optar por ficar mais próximo de uma das potências mundiais em detrimento da outra.

    "Quero ser muito claro no que diz respeito aos EUA e à China. Não podemos cair na falsa dicotomia de estar mais próximos de um do que outro. Os países que triunfaram no seu desenvolvimento estiveram próximos dos dois", declarou Lacalle Pou

    Desde 2 de julho de 2020 e termina em janeiro de 2021

    https://www.jcnet.com.br/noticias/internacional/2020/07/728644-lacalle-pou-defende-mercosul-sem-alinhamento-com-eua-ou-china.html

  • Presidente Pro Tempore do Mercosul

    No cargo Alberto Fernández desde 16 de dezembro de 2020

  • 16/12/2020 18h46

    A Argentina assumiu hoje a presidência "pro tempore" do Mercosul, para todo o primeiro semestre de 2021, quando será comemorado o 30º do mercado comum da América do Sul. A 57ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados aconteceu de maneira virtual, devido as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. Nela, o Uruguai, por meio do presidente do país, Lacalle Pou, entregou a liderança do bloco. A liderança foi entregue para Alberto Fernández, presidente da Argentina.

    Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/efe/2020/12/16/argentina-assume-presidencia-do-mercosul-em-57-cupula-de-chefes-de-estado.htm

  • Genteeeee, agora é o Bolsonaro de novo!!!

    O Presidente Argentino Alberto Fernández passou a vez.

    O Brasil assumiu nesta quinta-feira, 8 de julho de 2021, a presidência pro-tempore (sazonal) do Mercosul, bloco que reúne, além do Brasil, o Uruguai, a Argentina e o Paraguai.

    Uma cúpula dos chefes de Estados das quatro nações marcou a transferência da presidência da Argentina para o Brasil, que presidirá o bloco pelos próximos seis meses.

  • Desde 17 de dezembro de 2021 está no cargo Mário Benitez