SóProvas


ID
4073125
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de São Borja - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“O __________ anunciou um acordo para acabar com sua pior crise em décadas (...). A capital do país foi cenário de protestos violentos, que devem acabar após o anúncio de um compromisso, no domingo à noite, entre o governo do presidente Lenín Moreno e o movimento indígena, que liderou as manifestações. A negociação entre as partes contou com a mediação da ONU e da Igreja Católica. Os arredores da residência presidencial, que está desocupada desde a semana passada, quando Moreno transferiu a sede do governo para Guayaquil em consequência das manifestações, foram transformadas em campos de batalha. A destruição também atingiu as imediações da Assembleia Nacional.” (https://gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/14/10/2019).

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da reportagem acima.

Alternativas
Comentários
  • A - Equador

    O Equador recuperou nessa segunda-feira a calma após anunciar um acordo para acabar com sua pior crise em décadas, e enfrenta agora a missão de reparar os danos de  contra as medidas de austeridade. A capital do país foi cenário de protestos violentos, que devem acabar após o anúncio de um compromisso no domingo à noite entre o governo do presidente Lenín Moreno e o movimento indígena, que liderou as manifestações.

    A negociação entre as partes contou com a mediação da ONU e da Igreja Católica. "Estes dias nos devem ensinar o valor da paz, da estabilidade e da segurança", disse Moreno em mensagem à Nação a partir de Guayaquil, para onde transferiu a sede do governo devido aos protestos em Quito.

    Os distúrbios deixaram oito mortos, 1.340 feridos - incluindo alguns em estado crítico - e 1.192 detidos, segundo a Defensoria do Povo. Já o ministério do Interior informou 1.419 detidos, incluindo 54 estrangeiros, como cubanos, venezuelanos e colombianos.

    (https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/mundo/equador-recupera-calma-ap%C3%B3s-pior-crise-em-d%C3%A9cadas-1.372740 - 15/10/2019)