SóProvas


ID
4081807
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Uma pessoa denunciada por crime para o qual a pena mínima é igual a um ano recebeu e aceitou uma proposta do MP prevista na Lei n.º 9.099/1995. Nesse caso, a proposta em questão caracteriza-se como uma

Alternativas
Comentários
  • GABARITO -D

    Alguns pontos que merecem atenção:

    Infração de menor potencial ofensivo- contravenções e os crimes cujo pena máxima não ultrapasse dois anos

    É possível a aplicação de todos os institutos despenalizadores.

    médio potencial ofensivo são aquelas que admitem suspensão condicional do processo, pois têm pena mínima igual ou inferior a um ano, mas são julgados pela Justiça Comum, já que sua pena máxima é superior a dois anos.

    Crimes de alto potencial ofensivo são aqueles cuja pena mínima é superior a um ano, não sendo cabível a suspensão condicional do processo. Aplica-se na totalidade os institutos do CP.

    -----------------------------

    No caso em tela tudo indica que estamos diante de um crime de médio potencial ofensivo.

    ---------------

    Institutos despenalizadores:

    Transação penal - tem o objetivo de se evitar que contra um suposto autor de fato delituoso seja instaurada uma ação penal.

    Desse modo, antes de oferecida uma queixa-crime (pelo particular) ou denúncia (pelo Ministério Público), é garantido ao suposto infrator a oportunidade de lhe ser aplicada de imediato pena não privativa de liberdade (art. 72 e 76, Lei n. 9.099/95), o que lhe livra de responder a uma ação penal e, sem admitir culpa, cumpre penas alternativas, tais como prestação de serviços à comunidade, pagamento de determinado valor para instituição de caridade, entre outras.

    -------------------------------

    Suspensão condicional do processo.

    Art. 89. Nos crimes em que a pena mínima cominada for igual ou inferior a um ano, abrangidas ou não por esta Lei, o Ministério Público, ao oferecer a denúncia, poderá propor a suspensão do processo, por dois a quatro anos, desde que o acusado não esteja sendo processado ou não tenha sido condenado por outro crime, presentes os demais requisitos que autorizariam a suspensão condicional da pena (art. 77 do Código Penal).

    --------------------------------------------

    Composição dos danos civis

    Art. 74. A composição dos danos civis será reduzida a escrito e, homologada pelo Juiz mediante sentença irrecorrível, terá eficácia de título a ser executado no juízo civil competente.

    Parágrafo único. Tratando-se de ação penal de iniciativa privada ou de ação penal pública condicionada à representação, o acordo homologado acarreta a renúncia ao direito de queixa ou representação.

  • Alguém poderia, por gentileza, comentar sobre o erro da letra C?

    Não consigo compreender o erro dessa alternativa. Se caso ele tenha praticado o crime de menor potencial ofensivo, uma vez que hipoteticamente a pena do crime em questão seria de 1 a 2 anos, não seria cabimento de transação penal?

  • Rodrigo Galli, a questão fala que a pena mínima é igual a um ano. Não fala a respeito da pena máxima, portanto ela poderia passar os dois anos, caso em que não caberia transação penal.

  • Letra D, porque não faz coisa julgada material

    @futuroagentefederal2021

  • A letra C tem algum erro?

  • No enunciado da questão diz: "Uma pessoa denunciada por crime....", portanto, entendo que o erro da alternativa C, resida aí. Conforme comentário do Matheus Oliveira, onde ele expôs os artigos 76 e 89 da Lei 9099/95, a redação diferencia a hipótese de aplicação de ambos institutos, na transação é possível a aplicação antes de oferecida a denúncia, no "sursis", simultaneamente ao oferecimento da denúncia. Uma diferença bem sutil na redação, mas como também fiquei na dúvida entre as duas alternativas, fiquei com a D.

  • SUSPENSÃO:

    pena mínima cominada for igual ou inferior a 1 ano.

  • Assertiva D

    suspensão condicional do processo, que poderá ser revogada se a pessoa vier a ser processada por contravenção penal no curso do prazo.

    -> Assertiva C

    a transação penal é proposta antes de oferecida a denúncia, exatamente para evitar a instauração de um processo. Outro aspecto é que o enunciado não expressou a pena máxima cominada ao crime, pois a TP cabe apenas aos crimes ou contravenções de menor potencial ofensivo, ou seja, aqueles que a pena máxima não seja superior a 2 anos. 

    "Já experimentou acreditar em você? Tente... Você não faz ideia do que é capaz!" -"desconhecido"

  • Sobre a letra D

    Art. 89. Nos crimes em que a pena mínima cominada for igual ou inferior a um ano, abrangidas ou não por esta Lei, o Ministério Público, ao oferecer a denúncia, poderá propor a suspensão do processo, por dois a quatro anos, desde que o acusado não esteja sendo processado ou não tenha sido condenado por outro crime, presentes os demais requisitos que autorizariam a suspensão condicional da pena (art. 77 do Código Penal).

    § 3º A suspensão será revogada se, no curso do prazo, o beneficiário vier a ser processado por outro crime ou não efetuar, sem motivo justificado, a reparação do dano.

    § 4º A suspensão poderá ser revogada se o acusado vier a ser processado, no curso do prazo, por contravenção, ou descumprir qualquer outra condição imposta.

  • GAB - D

    A - suspensão condicional da pena, que DEVERA ser revogada se a pessoa vier a ser condenada definitivamente por outro crime.

  • Infração de menor potencial ofensivo (IMPO)

    Todas as contravenção penal 

    •Todos os crimes com pena máxima não superior a 2 anos com ou sem multa

    •Não importa a natureza da pena se é reclusão ou detenção pois o que deve ser observado é a pena máxima não superior a 2 anos

    Termo circunstanciado de ocorrência (TCO)

    •Procedimento apuratório é o termo circunstanciado de ocorrência (TCO)

    Prisão em flagrante e fiança na IMPO

    •Em regra não haverá prisão em flagrante e nem se exigirá fiança nas infrações de menor potencial ofensivo ,salvo no caso de recusa do indiciado em assinar o TCO

    Objetivos do jecrim:

    1- Reparação dos danos sofridos pela vítima 

    2-Aplicação de pena não privativa de liberdade.

    Competência do Jecrim 

    1- lugar em que for praticada à infração penal

    Não se aplica os institutos despenalizadores do jecrim 

    1- crimes militares

    2-crimes que envolve violência doméstica e familiar contra a mulher

    3-concurso de crimes em que a pena ultrapassa 2 anos

    4- Dentre outros

    Princípios norteadores do jecrim 

    1- Celeridade

    2- Economia processual

    3- Informalidade

    4- Oralidade

    5- Simplicidade

    Institutos despenalizadores do jecrim 

    1- Composição dos danos civis

    (reparação do dano)

    2- Não aplicação de pena privativa de liberdade 

    (transação penal)

    3- Suspensão condicional do processo

    (sursi processual)

    Instituto da transação penal 

    Substituição de pena privativa de liberdade por pena restritiva de direitos e multa 

    •Proposta pelo ministério público (MP)

    •Não importa em reincidência 

    Não cabe transação penal:

    •ter sido o autor da infração condenado, pela prática de crime, à pena privativa de liberdade, por sentença definitiva;

     •ter sido o agente beneficiado anteriormente, no prazo de cinco anos, pela aplicação de pena restritiva ou multa, nos termos deste artigo;

    •não indicarem os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstâncias, ser necessária e suficiente a adoção da medida.

    Suspensão do processo (Sursi processual)

    Crimes com pena mínima igual ou inferior a 1 ano

    •Suspensão do processo por 2 a 4 anos 

    •Proposto pelo ministério público (MP)

    Requisitos

    •O acusado não esteja sendo processado

    •Não tenha sido condenado por outro crime

    • presentes os demais requisitos que autorizariam a suspensão condicional da pena previsto no art 77 do cp

    Revogação

    •Se o beneficiário vier a ser processado por outro crime ou não efetuar, sem motivo justificado, a reparação do dano.

    •Se o acusado vier a ser processado, no curso do prazo, por contravenção, ou descumprir qualquer outra condição imposta.

  • a letra C está errada pq o enunciado da questão deixa claro que a denuncia já foi apresentada. transação penal ocorre ANTES da denúncia
  • A suspensão condicional do processo obrigatoriamente será revogada com uma conduta criminosa; em caso de contravenção poderá vir a ser revogada.

  • ART.89...

    REVOGAÇÃO OBRIGATORIA: § 3º A suspensão SERÁ revogada se, no curso do prazo, o beneficiário vier a ser processado por outro crime ou não efetuar, sem motivo justificado, a reparação do dano.

    REVOGAÇÃO FACULTATIVA: § 4º A suspensão PODERÁ ser revogada se o acusado vier a ser processado, no curso do prazo, por contravenção, ou descumprir qualquer outra condição imposta.

  • A questão cobrou conhecimentos acerca da lei n° 9.099/95 – Lei dos juizados especiais.

    A lei dos juizados especiais traz medidas despenalizadoras  como Composição dos Danos Civis, Representação, Transação Penal e Suspensão Condicional do Processo.

    O enunciado da questão refere-se à suspensão condicional do processo, prevista no art. 89 da lei dos juizados:

    Art. 89. Nos crimes em que a pena mínima cominada for igual ou inferior a um ano, abrangidas ou não por esta Lei, o Ministério Público, ao oferecer a denúncia, poderá propor a suspensão do processo, por dois a quatro anos, desde que o acusado não esteja sendo processado ou não tenha sido condenado por outro crime, presentes os demais requisitos que autorizariam a suspensão condicional da pena (art. 77 do Código Penal).

    A suspensão condicional do processo não se confunde com a suspensão condicional da pena. Como o próprio nome dos institutos sugere a suspensão condicional do processo suspende o próprio processo. Já a suspensão condicional da pena (sursi) suspende-se a pena após haver a condenação do réu.

    A transação penal, prevista no art. 76 da lei dos juizados, consiste aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multas.

    A – Incorreta. Se a pessoa beneficiada com a suspensão condicional do processo vier a ser processada ou condenada por outro crime no período de prova a suspensão condicional do processo será obrigatoriamente revogada, conforme dispõe o art. 89, § 3° da lei n° 9.099/95. O Superior Tribunal de Justiça entende que  A suspensão condicional do processo é revogada se, no período de prova, o réu vem a ser processado pela prática de outro crime, em obediência ao art. 89, § 3º, da Lei n. 9.099/95, ainda que posteriormente venha a ser absolvido, de forma que deixa de ser merecedor do benefício para ser normalmente processado com todas as garantias pertinentes.” (AgRg no AgRg no AREsp 1.374.826/SC, j. 28/05/2019).

    B – Incorreta. O caso narrado no enunciado da questão trata-se de uma suspensão condicional do processo e não uma transação penal.

    C – Incorreta. (vide comentários da letra B)

    D – Correta. No caso de crimes que sejam apenados com pena mínima igual ou inferior a um ano o Ministério Público poderá propor a suspensão condicional do processo que poderá ser revogada caso o beneficiário  seja processado, no curso do prazo, por contravenção, ou descumprir qualquer outra condição imposta, conforme o art. 89, § 4° da lei n° 9.099/95.

    Resposta: D

  • PENA MÍNIMA

    IGUAL OU INFERIOR A 01 (UM) ANO

    MINISTÉRIO PÚBLICO AO OFERECER A DENÚNCIA

    SUSPENSÃO DO PROCESSO

    02 (DOIS) A 04 (QUATRO) ANOS

    NÃO ESTEJA SENDO PROCESSADO

    OU

    NÃO TENHA SIDO CONEDADO POR OUTRO CRIME