SóProvas


ID
4102660
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de São Borja - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com base nas normas de descrição arquivística, relacione as normas, citadas na Coluna 1, às suas respectivas funções, descritas na Coluna 2.

Coluna 1
1. NOBRADE.
2. ISAAR.
3. ISAD(G).
4. ISDF.
5. ISDIAH.

Coluna 2
( ) Norma internacional destinada à preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades relacionadas à produção e manutenção de arquivos.
( ) Norma internacional destinada à normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos.
( ) Norma internacional que determina o tipo de informação que pode ser incluída em descrições de funções e fornece orientação sobre como tais descrições podem ser desenvolvidas em um sistema arquivístico de informação.
( ) Norma internacional que estabelece diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas.
( ) Norma brasileira que estabelece diretivas para a descrição de documentos arquivísticos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

    ISAAR: A norma dá diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades (entidades coletivas, pessoas e famílias) relacionadas à produção e manutenção de arquivos. (2)

    ISDIAH:  É a norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico. (5)

    ISDF: É a norma internacional para descrição de funções.  Esta norma dá diretivas para a preparação de descrições de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção de arquivos. (4)

    ISAD(G): É a norma geral internacional de descrição arquivística. Estabelece diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas, que tem como objetivo principal identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo a fim de promover o acesso aos mesmos. (3)

    NOBRADE: É a Norma Brasileira de Descrição Arquivística. A NOBRADE estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, compatíveis com as normas internacionais em vigor ISAD(G) e ISAAR(CPF), e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional. (1)

  • Gabarito: B

    Mesmo quem não conheça tanto assim de norma, dá para fazer por eliminação. O colega colocou as especificações de cada norma....

    Assim, vou resolver de maneira mais prática.

    Lembramos que a única norma brasileira é a NOBRADE. Assim, eliminamos 2 opções: A e C. Sabemos que o último número é o (1).

    ISAD(G) e NOBRADE "andam de mãos dadas", ambas servem para descrições arquivísticas. Mas lembrando que: 1. A NOBRADE não é tradução da ISAD (G), mas uma adaptação à realidade brasileira e possui uma área a mais: pontos de acesso e descrição de assuntos.

    Assim, o penúltimo número é o 3. O que elimina as demais alternativas.

    Sigam no instagram @mundodaarquivologia