SóProvas


ID
4102672
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de São Borja - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo o CONARQ (2005), o maior desafio para a preservação dos documentos arquivísticos digitais está na garantia de acessibilidade contínua aos conteúdos documentais e suas respectivas funcionalidades. Além dessa preocupação, o CONARQ (2005) alertou sobre outros problemas. Com base nesses problemas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A dependência social da informação digital é um problema relatado, pois é evidente que as instituições dependem, cada vez mais, de documentos digitais, que não estão disponíveis em outra forma, para o exercício de suas atividades.
( ) A diversidade de sistemas de informações criados por empresas privadas constitui um problema para a preservação digital no país, acarretando sérios riscos para o resgate da memória cultural.
( ) A complexidade e os custos da preservação digital são caracterizados como problemas para a preservação digital nas organizações.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • (V) A dependência social da informação digital é um problema relatado, pois é evidente que as instituições dependem, cada vez mais, de documentos digitais, que não estão disponíveis em outra forma, para o exercício de suas atividades.

    (F) A diversidade de sistemas de informações criados por empresas privadas constitui um problema para a preservação digital no país, acarretando sérios riscos para o resgate da memória cultural.

    (V) A complexidade e os custos da preservação digital são caracterizados como problemas para a preservação digital nas organizações.

  • Gab. D

    Assim, é importante alertar os governos, as organizações públicas e privadas, as instituições de ensino e pesquisa e todos os setores da sociedade brasileira comprometidos com a inclusão informacional para os seguintes problemas:  

    I - Dependência social da informação digital - O governo, a administração pública e privada, a pesquisa científica e tecnológica e a expressão cultural dependem cada vez mais de documentos digitais, não disponíveis em outra forma, para o exercício de suas atividades.  

    II - Incapacidade dos atuais sistemas eletrônicos de informação em assegurar a preservação de longo prazo - Atualmente, não obstante os pesados investimentos em tecnologia da informação, há uma crescente debilidade estrutural dos sistemas eletrônicos de informação, que os incapacitam de assegurar a preservação de longo prazo e o acesso contínuo às informações geradas num contexto de rápido avanço tecnológico.

    O problema não é a diversidade de sistemas de informações criados, mas sua incapacidade de assegurar a preservação de longo prazo.

    III - Complexidade e custos da preservação digital - A preservação de documentos digitais pressupõe uma constante atualização de suporte e de formato, além de estratégias para possibilitar a recuperação das informações, que passam pela preservação da plataforma de hardware e software em que foram criados, pela migração ou pela emulação. Estas são algumas iniciativas que vêm sendo tomadas, mas que não são ainda respostas definitivas para o problema da preservação de longo prazo. Não há soluções únicas e todas elas exigem investimento financeiro elevado e contínuo em infraestrutura tecnológica, pesquisa científica aplicada e capacitação de recursos humanos.

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/Carta_preservacao.pdf

  • Na minha opinião, não vejo nenhum custo elevado nos docs digitais.