-
A primeira aproximação com a teoria crítico-dialética foi, na verdade, um marxismo sem Marx.
-
A questão pede a INCORRETA..
GAB.B--> Foi Marxismo SEM Marx.
Até o final da década de 70, o pensamento de autores latino‐americanos ainda orienta ao lado da iniciante produção brasileira (particularmente divulgada pelo CBCISS), a formação e o exercício profissional no país. Situação que, aos poucos se vai modificando com o desenvolvimento do debate e da produção intelectual do Serviço Social brasileiro e que resulta de desdobramentos e da explicitação das seguintes vertentes de análise que emergiram no bojo do Movimento de Reconceituação:
- A vertente modernizadora (NETTO,1994, p.164 e ss) caracterizada pela incorporação de abordagens funcionalistas, estruturalistas e mais tarde sistêmicas (matriz positivista)......
- A vertente inspirada na fenomenologia, que emerge como metodologia dialógica, apropriando‐se também da visão de pessoa e comunidade
- A vertente marxista que remete a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes e que no Brasil vai configurar‐se, em um primeiro momento, como uma aproximação ao marxismo sem o recurso ao pensamento de Marx. ( Marxismo SEM marx)..
FONTE;Maria Carmelita Yazbek
-
essa primeira aproximação se dá através de um marxismo sem Marx, por meio de fontes marxistas secundárias, advindas do teórico Althusser.
-
essa primeira aproximação se dá através de um marxismo sem Marx, por meio de fontes marxistas secundárias, advindas do teórico Althusser.