-
GABARITO: CERTO.
-
Gabarito:"Certo"
A discussão sobre o déficit não apenas se resume a estas características acima, há inclusive os que sustenta ser a previdência social superavitária.
-
Acertei, mas onde entra a questão da informalidade, visto que só usufrui da previdência social quem é contribuinte dela, ao contrário da saúde e da assistência social.
-
Ok até entendo o gabarito, mas a questão de ser informal não muda o fato de poder contribuir para a previdência mesmo sem carteira assinada.
-
Esse discurso de "déficit da previdência" é uma falácia.
-
Aqueles que atuam de maneira informal, quando não contribuintes regulares do sistema, não possuem capacidade de usufruir dos benefícios oferecidos. Deste modo, não impactam para a formação de um sistema deficitário. A expectativa de vida elevada faz sentido, mas pessoas que sequer são segurados da previdência não. Caso sejam segurados, deverão contribuir para fazer jus a qualquer benefício. A única maneira de enxergarmos a presente questão como correta seria considerarmos que aqueles segurados não empregados carecem de contrapartida das empresas e podem fazer jus à alíquotas menores.
-
consegui entender a questão. GAB C
O aumento do número de aposentados ( recebem sem contribuir) e a diminuição dos trabalhadores informais ( não contribuem para sustentar os aposentados) contribui sim para o '' défict da previdencia''
Acho que essa era a ideia da questão.
Pensamos: se a piramide etária ja está mudando e tendo menos jovens e mais aposentados , isso , por si só , feraria a previdência , mas somando a isso,muitos jovens são informais , ou seja , não contribuem , ai fera mais.
Obs: questão fala só de previdencia e não de saúde e assitencia social ,então não confundam. Previdencia so se beneficia quem contribui
-
Interpretação... Ler compassado que entende
-
questão de 2004. Essa é até boa, mas tem umas desatualizadas.
-
Não entendi a questão da informalidade, já que o informal só é segurado se contribuir.