SóProvas


ID
4124845
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Portão - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Manter o horário de verão não faz sentido. Mas faz.


      O horário de verão não diminui o consumo de energia, mas não há como negar: seu fim no Brasil traz algo de melancólico. Alguns países acabaram abandonando a medida nas últimas décadas (como a China e a Rússia). Os únicos que nunca _______________ a mudança são os próximos à linha do Equador – onde os dias e as noites ______ a mesma duração ao longo do ano todo. A Região Norte do Brasil deixou de ter horário de verão em 1988, e a Nordeste (com exceção da Bahia no início), em 1991.

   Mas e quanto ao principal – a economia de energia? Nada feito. Desde a popularização do ar-condicionado, o pico de consumo de energia elétrica ocorre entre 14h e 15h, quando o dia está mais quente e há mais gente no escritório – e não entre 17h e 20h, quando a maioria já está em casa. Além disso, quem tem ar-condicionado em casa costuma deixá-lo ligado da meia-noite às sete da manhã nas noites de verão. Ou seja: o horário de verão, do ponto de vista técnico, não faz mais sentido. Adotá-lo se tornou uma questão cultural. Quem acorda muito cedo não gosta, quem chega em casa tarde gosta. 

    No artigo científico que justifica sua implementação, em 1895, George Hudson (da Nova Zelândia) escreve: “Um longo período de lazer à luz do dia passa a ser disponibilizado para jardinagem, ciclismo ou quaisquer outros passatempos desejados”. Se você é brasileiro, leia cerveja e futebol. Talvez seja simplesmente mais gostoso acabar o expediente sem a sensação de que, com ele, acabou o dia.

https://super.abril.com.br/historia... - adaptado.

De acordo com a concordância verbal, assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     Os únicos que nunca instituíram a mudança são os próximos à linha do

    (sujeito no plural) (verbo concorda com sujeito)

    Equador – onde os dias e as noites têm a mesma duração ao longo do ano todo. (suj. plural) (verb. concorda com o suj)

  • GABARITO: D

    tem = singular

    têm = plural

    Quem instituíam? Os únicos(plural) instituíram.

    Os dias e as noites(sujeito composto no plural) têm a mesma duração.

  • GABARITO-D

    I)  Os únicos que nunca ( Instituíram ) a mudança são os próximos à linha do Equador.

    -----------------------------------------------------------------------------------

    II) os dias e as noites ( TÊM ) a mesma duração.

    Tem = Singular

    Têm = Plural

  • Assertiva D

    instituíram - têm

    medida nas últimas décadas (como a China e a Rússia). Os únicos que nunca _______________ a mudança são os próximos à linha do Equador – onde os dias e as noites ______ a mesma duração ao longo do ano todo. A Região Norte do Brasil deixou de ter horário de verão em 1988, e a Nordeste (com exceção da Bahia no início), em 1991.

  • bizu: o verbo sempre vai concordar com o sujeito.

    algum equívoco corrijam me!

  • A questão é sobre concordância verbal e quer saber qual a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE. Vejamos:

    "Os únicos que nunca _______________ a mudança são os próximos à linha do Equador – onde os dias e as noites ______ a mesma duração ao longo do ano todo."

     .

    REGRA BÁSICA da concordância verbal:

    O verbo concorda com o sujeito em número (singular e plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª), estando o sujeito antes ou depois dele.

     .

    A) instituiu - têm

    "instituiu" está no singular e não pode concordar com o sujeito no plural. "Têm" é a 3ª pessoa do plural do verbo ''ter'': "Eles têm".

     .

    B) instituíram - tem

    "instituíram" está no plural e pode concordar com o sujeito no plural. "Tem" é a 3ª pessoa do singular do verbo ''ter'': "Ele tem".

     .

    C) instituirão - tem

    Poderia ser "instituirão, por estar no plural (3ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo), mas não poderia ser "tem", no singular.

     .

    D) instituíram - têm

    Certo. O verbo "instituíram" concorda em número e pessoa com o sujeito "os únicos". O verbo "têm" concorda em número e pessoa com o sujeito "os dias e as noites".

     .

    Gabarito: Letra D