Gabarito D.
"Diante dessas manifestações, a pessoa leva um tempo para encontrar o equilíbrio novamente. Neste sentido, os enlutados podem apresentar reações emocionais, físicas, cognitivas, comportamentais, sociais e espirituais.
EMOCIONAIS: Ao enlutar-se, normalmente ocorrem as seguintes manifestações emocionais: choque, tristeza, raiva, culpa, desamparo, solidão, agitação, ansiedade, alívio e desejo de estar com a pessoa falecida. Não conseguir controlar a tristeza e a raiva é normal. Pois são sentimentos comuns ao luto e falar sobre eles ajudará a aliviá-los.
FÍSICAS: É muito comum à pessoa sentir um aperto no peito, falta de ar, fraqueza, falta de energia, falta ou aumento de apetite, hipersensibilidade ao barulho, insônia ou muito sono, queixas somáticas, suscetibilidade a doenças. Trata-se de um momento muito delicado, onde corpo e alma sofrem. Devemos prestar atenção ao nosso corpo e buscar ajuda se perceber que os sintomas estão fortes demais.
COGNITIVAS: Ocorre descrença, falta de memória e concentração, pensamentos obsessivos, sensação da presença do falecido. Algumas vezes, as pessoas se sentem confusas mentalmente e apresentam dificuldades em suas atividades diárias. É importante dividir as tarefas, assumir somente o que se sente seguro para fazer. E saber que esses sintomas, tendem a melhorar com o passar dos dias.
COMPORTAMENTAIS: Agitação, a pessoa fica mais reflexiva, pode buscar procurar ou chamar pelo ente querido, vontade de mexer nos pertences do falecido, evita fazer coisas que lembre a pessoa que morreu. Evitar coisas que lembre o falecido, não significa que você não o ame. Significa que para você, olhar uma foto ou as coisas no quarto, faz sofrer. No entanto, para outra pessoa, se conectar com esses objetos, traz conforto. Seja cuidadoso com você e compreenda as pessoas ao seu redor.
SOCIAIS: A morte de alguém importante sempre nos faz pensar na vida. Por isso é normal uma “perda de identidade”, necessidade de isolamento social, sem vontade de interação social, dificuldade de relacionamento. Essas reações são comuns durante o processo do luto e variam em intensidade de pessoa para pessoa. Em casos não saudáveis, ocorre o aumento no consumo de medicamentos, bebidas alcoólicas e outras drogas.
ESPIRITUAIS: Além das manifestações já mencionadas, o enlutado enfrenta também a questão espiritual. Quando se perde alguém é muito comum que haja questionamentos em relação à fé e a religião. Algumas pessoas sentem raiva de Deus, podem aumentar sua fé ou diminuir. Isso faz parte do processo, duvidar ou sentir-se abandonado. Consequentemente, a tendência é de que com o tempo, o laço com a espiritualidade ou com a religião se restabeleça para os que acreditam."
Fonte: https://www.cristianeassumpcao.com.br/luto/