A questão versou sobre "Tomada de decisão em grupos". A banca trouxe o tema "Groupthink" ou pensamento em grupo e quer que o candidato identifique como essa situação vai atingir a tomada de decisão.
➡ Groupthink: "situação em que as pressões por conformidade e pelo consenso impedem que o grupo avalie as alternativas de ação de maneira racional e crítica." (SOBRAL E PECI, 2013). Ou seja, mesmo descordando, um membro tende a não expor opinião contrária ao grupo, para que não haja conflito.
De acordo com Maximiano (2013), trata-se de um "processo de decisão em que um grupo ignora informações relevantes e faz escolha exclusivamente com base nos valores de seus integrantes".
São desvantagens do pensamento em grupo: ausência de debates construtivos, diluição de responsabilidades, abstinência dos membros inovadores.
....................................GGOGROUPTHINK: Consenso do grupo > Melhor resultado
..
A PARTIR DISSO, ANALISAREMOS AS ALTERNATIVAS:
A) INCORRETA. "a exaustiva discussão de alternativas contempladas em amplo espectro de possíveis soluções".
➡ O espectro de soluções é reduzido àquilo que é coerente com o padrão do grupo.
B) INCORRETA. "a escolha da alternativa por consenso e a partir de uma revisão cuidadosa das opções."
➡ A primeira parte está correta. Já em relação a avaliação cuidadosa de opções, não. As possíveis soluções "fora do padrão" são excluídas (muitas vezes nem são propostas) no início do processo decisório (coleta).
C) INCORRETA. "a atenção e consideração da opinião de especialistas."
➡ Dá atenção à opinião generalizada e difundida no grupo.
D) CORRETA. "a alta seletividade na coleta e valorização de informações."
➡ O grupo dita o que pode ser considerado ou não uma solução interessante com base no consenso grupal. Ou seja, há uma filtragem inicial nas soluções, eles só vão selecionar aquilo que conduz com o pensamento do grupo. Em geral, as decisões são menos criativas e menos ousadas, pois esse pensamento tende a afastar a racionalidade nas decisões (Fonte: Sobral)
E) INCORRETA. "a iniciativa de pensar, diante da decisão tomada, em alternativas para cenários de um “plano B"."
➡ Na verdade, o pensamento de grupo retira essa autonomia/iniciativa devido à pressão por conformidade.
Fonte: SOBRAL, Felipe; PECI. Alketa. "Administração: teoria e prática no contexto brasileiro". 2ª edição. Pearson. 2013 (Pág. 174)
GABARITO: LETRA "D".
LETRA D).
O groupthink é apenas um estrangeirismo para o termo, de acordo com Maximiano (2000, p. 446-449), PENSAMENTO GRUPAL. O autor estabelece três problemas que comprometem o desempenho dos grupos de alta performance:
-COESÃO EXCESSIVA;
-PENSAMENTO GRUPAL (groupthink); e
-PARADOXO DE ABILENE.
No GROUPTHINK (pensamento grupal), as tomadas de decisões ignoram considerações relevantes, havendo a seletividade das decisões, sendo assim, o grupo desconsidera informações endógenas que contrariam as premissas ou os valores do grupo. Portanto, o grupo se acha intocável, dono da verdade, isolando-se, voluntariamente, do restante do mundo.