SóProvas


ID
4132795
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1


Ao entrarmos em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas – os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, a criança expressa emoções que não consegue materializar com palavras.

Antes mesmo de nascer, o bebê já é capaz de ouvir. A partir do quinto mês de gestação, ele ouve as batidas do coração da mãe (além de todos os outros barulhos do organismo) e reconhece a sua voz. É na fase fetal que se forma a memória sonora das crianças, responsável por preparar o vínculo entre mãe e filho depois do corte do cordão umbilical.

Desde os tempos mais remotos, o homem percebeu todo esse potencial. Usando os materiais que tinha à disposição (pedras, ossos, madeiras, o próprio corpo e a voz), ele foi combinando sons e silêncios das mais diversas maneiras.

A música possibilita o desenvolvimento intelectual e a interação do indivíduo no ambiente social, contribuindo diretamente para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e socioafetivo do aluno, independente de sua faixa etária. Através dela é possível transmitir não somente palavras, mas também sentimentos, ideias e ideais que podem ganhar grandes repercussões didáticas se bem direcionados. 

A E I O U… dabliú, dabliú, na cartilha da Juju”: quem já ouviu esse refrão na voz de Margareth Menezes nem suspeita que tais palavras foram extraídas da marchinha de carnaval composta em 1932 por Lamartine Babo e Noel Rosa, na música “A.E.I.O.U – A Cartilha da Juju”. De maneira bem-humorada, os autores mostram que, desde aquela época, havia uma preocupação com o sistema educacional no Brasil.

A ideia de representar o Brasil em música já era forte no projeto modernista de Mário de Andrade e Villa-Lobos, nas décadas de 1920-40, partindo do estudo do folclore para chegar a uma representação de brasilidade na música de concerto. Mas, a partir da década de 1950, quem assume a missão de representar o Brasil em música são os compositores populares, e o lugar que o folclore ocupava antes como depósito de autenticidade e originalidade passa a ser substituído pelo samba dos anos 20/30.

No ABC do Sertão, música composta por Luiz Gonzaga em 1953, o autor expressa o som autêntico do abecedário usado pelo povo nordestino. Foi a maneira que ele encontrou para homenagear e mostrar para o Sul que os seus conterrâneos tinham uma forma genuína – e não errada – de falar.

O Trenzinho do Caipira, uma composição de Heitor VillaLobos e parte integrante da peça Bachianas Brasileiras nº 2, é uma obra emblemática. A música se caracteriza por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos da orquestra. A melodia fez com que um dos nossos maiores poetas, o Acadêmico Ferreira Gullar, entrasse “em transe” (palavras dele), como se tivesse recebido um “choque mágico”, resultando na composição de um inspirado poema que se transformou na letra. Trata-se de um belo exemplo (e resumo) de como a linguagem da música, numa organização sistemática entre sons e silêncios, é capaz de comunicar sensações que ultrapassam nosso entendimento racional.

Arnaldo Niskier. Disponível em: http://www.academia.org.br/artigos/linguagem-da-musica. Acesso em 15/09/2019. Adaptado. 

Assinale a alternativa que apresenta um par de palavras escritas segundo as normas vigentes de ortografia.

Alternativas
Comentários
  • GAB : B

    Abscesso e intempérie estão inscritos corretamente.

    A: convalescência e Indenização

    C: Encharcar e Invólucro

    D: Abusivo e Compreensão

    E: Flagrância e paralisação

  • Abscesso e intempérie estão inscritos corretamente.

    A: convalescência e Indenização

    C: Encharcar e Invólucro

    D: Abusivo e Compreensão

    E: Flagrância e paralisação

  • A questão é sobre ortografia e quer que marquemos a alternativa que apresenta um par de palavras escritas segundo as normas gramaticais. Vejamos:

    A) idenização e covalescência.

    O certo é indenização e convalescência.

     .

    B) abscesso e intempérie.

    Certo!

     .

    C) enxarcar e envólucro.

    O certo é encharcar.

     .

    D) abuzivo e compreenção.

    O certo é abusivo e compreensão.

     .

    E) fragância e paralização.

    O certo é flagrância e paralisação.

     .

    Gabarito: Letra B

  • GABARITO: B

    A: covalescência: o correto é convalescência > ato de convalescer

    Indenização > ato de indenizar

    B: Abscesso

    intempérie : de intemperismo

    C: Enxarcar: o correto é Encharcar > de charco

    Invólucro > ambas as palavras invólucro como envólucro encontram-se no dicionário

    O erro desta alternativa está na palavra ENXARCAR.

    D: Abuzivo: o correto é abusivo > de abuso

    Compreenção: o correto é Compreensão > de compreensivo

    E: Fragância : o correto é flagrância > condição de flagrante -- poderia ser fragrância de perfume

    Paralização: o correto é paralisação > de paralisar

  • GAB [B] AOS NÃO ASSINANTES.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA ! !

    #ESTABILIDADESIM ! !

  • ADENDO : Existem ambas flagrância e fragrância ,são parônimas .

    flagrância = flagrante.

    fragrância = aroma ,perfume.

  • fragrância = aroma, perfume.

  • Encharcar grafa-se com ch, outras palavras com ch:

    Enchente, encher, enchimento.

  • Segundo o VOLP, as duas formas existem: ABSCESSO e ABCESSO

  • A PALAVRA CORRETA É "CONVALESCENÇA". Tá cheio de comentários errados aí
  • indenização; convalescência

    encharcar: invólucro

    abusivo; compreensão

    fragrância; paralização

  • Amigos, cuidado com os comentários ... tem uma galera que estuda por eles, se não sabe ou está em dúvida, não coloque aqui. Por favor !!!!

    Uma dica para essas questões, não é nenhuma vergonha, vá ao dicionário - sim aquele livro gigante que a tia do fundamental mandava a gente levar na mochila!

    Um abraço!