SóProvas


ID
4135060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação aos conceitos básicos concernentes às políticas públicas e aos direitos sociais, julgue o seguinte item.


De acordo com a perspectiva crítico-dialética, a incorporação da identidade de cidadania aos trabalhadores, durante o processo de implementação de direitos sociais, representou a reafirmação da identidade de classe social.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro está na palavra reafirmação. Deveria ser afirmação.

  • perguntar tudo bem , mas precisamos de explicações.

  • Encontrei em um texto de Iamamoto:

    As diretrizes curriculares reafirmam a "questão social" como base de fundação sócio-histórica da profissão, salientando as respostas do Estado, do empresariado e as ações das classes trabalhadoras no processo de constituição, afirmação e ampliação dos direitos sociais (Abess/Cedepss, 1997a e 1997b).

  • Analisei essa questão por partes, da seguinte forma:

    A ideia de cidadania é eminentemente política e não se liga a valores universais, mas a decisões políticas. Herkenhoff (2004) diz que cidadão é o indivíduo que está em gozo dos direitos civis e políticos de um Estado.

    2º Segundo Pereira (2009) os direitos sociais se concretizaram a partir do século XX, passaram a ser mediados por políticas públicas. Políticas estas que antes de serem vistas como “caso de política” eram visualizadas como “caso de polícia”.

    3º Sobre identidade de classe, Marx entende que a dominação do capital sobre os trabalhadores operários criou uma situação comum com interesses comuns para uma classe. Na luta, os trabalhadores operários se unem e formam uma classe para si.

    Percebo, então, que a incorporação da identidade de cidadania não representou a reafirmação da identidade de classe social, visto que essa última não depende da ordem jurídico-política de um país para se afirmar ou reafirmar. Até pq, os países capitalistas são amendrontados pelo que Marx e Engels chamaram de “fantasma” do comunismo kkk capitalistas não querem reafirmar nada, querem mesmo é fragmentar a luta organizada e usam políticas setorializadas com essa finalidade.

    Bom, esse foi meu mero entendimento. E por isso, gabarito Errado.

    Me siga no insta @estudantedecarreira