SóProvas


ID
4135090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca de uso dos instrumentais técnico-operativos bem como de atribuições privativas e competências profissionais dos assistentes sociais, julgue o item subsecutivo.


As ações de orientação e acompanhamento de indivíduos devem ser pautadas em processos reflexivos que permitam aos usuários a formação da consciência crítica para que sejam sujeitos da construção de sua história.

Alternativas
Comentários
  • A realidade vivenciada necessita ser refletida para ser modificada pelo sujeito que, conhecendo-a e agindo sobre a mesma, transforma-a, transforma-se e faz história. Esse processo educativo ocorre no contexto da realidade social sendo influenciado por ele e influenciando-o à medida que interagem dialeticamente. Deve ser reconhecido por sua natureza política.

     

    ...todo ato educativo é essencialmente político... todas as vezes que questionamos a educação, questionamos as formas de consciência, e todo aquele que vai para uma universidade espera que ela forneça um saber que lhe permita fazer política, isto é, assumir um compromisso com a sociedade. (ALMEIDA, 1984; p.109 e 110)

  • O processo reflexivo, característico das ações socioeducativas, se desenvolve no percurso que o assistente social faz com os usuários para buscar respostas para suas necessidades, imediatas ou não. .Ele tem como objetivo a formação da consciência crítica. Esse objetivo somente se realiza à medida que são criadas as condições para que os usuários elaborem, de forma consciente e crítica sua própria concepção de mundo. Ou seja, que se façam sujeitos do processo de construção da sua história, da história dos serviços e das instituições e da história da sua sociedade. 

    MIOTO, R. C. T. Orientação e acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias. Cadernos Capacitação em Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais, Brasília, módulo 5, p. 1-16, 2010.