SóProvas


ID
4139050
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Com relação aos princípios fundamentais dos direitos reais, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A - Pedia a alternativa INCORRETA.

    O erro da questão está em confundir os conceitos principiológicos da perpetuidade com o da sequela.

    O direito de sequela pode ser entendido como o “direito de reaver a coisa” do art. 1228. É o direito de reivindicar coisa de quem quer que injustamente a detenha. Vem do verbo “seguir”. Dá-se quando o proprietário persegue a coisa para recuperá-la, não importando com quem a coisa esteja.

    Fonte: http://rafaeldemenezes.adv.br/aula/direitos-reais/aula-1-2/

  • f) Princípio da perpetuidade

    Com relação ao tempo de exercício dos direitos, enquanto no direito real o titular tem o direito de gozo permanente porque este tende à perpetuidade, no direito pessoal o direito é eminentemente transitório, nasce para ser extinto. Nos direitos pessoais estes se extinguem quando a obrigação correlata é extinta.

  • Os direitos reais apresentam caráter absoluto?

  • A questão trata dos princípios fundamentais dos Direitos Reais, devendo ser assinalada a alternativa incorreta:

    A) O princípio da perpetuidade defende que a propriedade é um direito perpétuo, não se perdendo diante do não uso, mas apenas nas hipóteses legais. Ou seja, não está relacionado com o que foi trazido na alternativa, que, portanto, está incorreta.

    B) O princípio do absolutismo, de fato, relaciona-se com a afirmativa de que os direitos reais são oponíveis contra todos, ou seja, erga omnes, assim, a afirmativa está correta.

    C) O princípio da tipicidade prevê que um direito real, para ser suscitado, precisa estar previsto em lei, ou seja, não há direito real sem lei previamente o estabelecendo, logo, a assertiva está correta.

    D) Pelo princípio da publicidade (também chamado de visibilidade), os direitos reais somente são adquiridos após a efetiva transcrição no Cartório de Registro de Imóveis, assim, a afirmativa está correta.

    E) De acordo com os princípios da elasticidade (ou desmembramento) e da consolidação, é possível o desmembramento dos direitos reais sobre uma mesma coisa, isto é, é possível que sobre uma mesma coisa existam vários direitos reais sendo exercidos, sendo que isto não impede a reunião destes direitos, logo, a assertiva está correta.

     

     

    Gabarito do professor: alternativa “A".

  • A incorreta não seria letra C? Não é princípio da tipicidade, e sim, princípio da taxatividade. É o princípio da taxatividade que: "faz com que os direitos reais existentes sejam somente os enumerados na lei".

    http://fadipa.educacao.ws > DIREITO DAS COISAS: CONCEITOS, PRINCÍPIOS E PRINCIPAIS SISTEMAS SULAMERICANOS (educacao.ws).

    Princípio da taxatividade faz com que os direitos reais existentes sejam somente os enumerados na lei. No Brasil, tal ocorre no artigo 1225 do Código Civil em vigor. O Principio da Tipicidade impõe que o direito real, para ser invocado, deve estar previsto em lei.