SóProvas


ID
4139716
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    No início do século 17, questionando velhas ideias de Aristóteles, a ciência começou a se perguntar de que é feita a luz: (1) pequenas partículas (teoria corpuscular) ou ondas vibrando (teoria ondulatória)? Apesar do apoio de Newton, três séculos depois, a teoria corpuscular estava em apuros: (2) ela não explica fenômenos como a refração, e também era desabonada pelos avanços no eletromagnetismo.

    A descoberta empírica da eletricidade (eletricidade estática) e do magnetismo (ímãs) remonta à antiguidade, mas seu estudo científico também começou no século 17. Foi ficando claro que os dois estão diretamente relacionados: (3) ímãs em movimento geram corrente elétrica — é assim que hidrelétricas transformam movimento de água em eletricidade e corrente elétrica gera magnetismo. [...]

    Isso culminou na unificação realizada em 1865 pelo britânico James Clerk Maxwell (1831–1879): (4) sua teoria matemática explica eletricidade e magnetismo como faces de uma única entidade, chamada campo eletromagnético, que se move no espaço à velocidade da luz sob a forma de ondas (dependendo do comprimento, são ondas de rádio, micro-ondas, luz visível, raios X, raios gama etc.). Foi por meio das equações de Maxwell que a divindade proclamou “Faça-se a luz!”.

VIANA, Marcelo Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/marceloviana/ 2020/01/a-luz-e-feita-de-ondas-ou-particulas.shtml Acesso em: 05 fev.2020. (Fragmento)

De acordo com o texto, a função correta dos dois pontos é introduzir

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - B

    i)  a ciência começou a se perguntar de que é feita a luz: (1) pequenas partículas (teoria corpuscular) ou ondas vibrando (teoria ondulatória)?

    São os principais usos de dois pontos:

    1) Enunciar uma citação.

    2) Separar esclarecimentos ou explicações.

    3) enunciar fala de personagens

    Na primeira opção temos um esclarecimento ou explicação.

    -------------------------------------------------------

    ii) Apesar do apoio de Newton, três séculos depois, a teoria corpuscular estava em apuros: (2) ela não explica fenômenos como a refração, e também era desabonada pelos avanços no eletromagnetismo.

    Também temos um esclarecimento ou explicação.

    Isso até fica facilitado se forçarmos um porque antes no lugar dos dois pontos.

    Estava em apuros , porque ....

    --------------------------------------------------

    III) Foi ficando claro que os dois estão diretamente relacionados: (3) ímãs em movimento geram corrente elétrica — é assim que hidrelétricas transformam movimento de água em eletricidade e corrente elétrica gera magnetismo. [...]

    Ao que me parece há uma enumeração .. "os dois estão ...ligados ": Imãs ......Corrente elétrica.

    -------------------------------------------------

    IV)  Isso culminou na unificação realizada em 1865 pelo britânico James Clerk Maxwell (1831–1879): (4) sua teoria matemática explica eletricidade e magnetismo como faces de uma única entidade, chamada campo eletromagnético.

    Ao que parece há um esclarecimento ou explicação.

    ------------------------------------------------------

    Fontes das pesquisas:

    P& Spadoto , teoria e exercícios.

    F. Pestana, Pontuação.

    Agnaldo Martino, Material complementar.

    ---------------------------------------------

    Qualquer coisa, Mande msg.

  • CUIDADO

    O gabarito da questão é discutível.

    Que pese a banca cometer dois "erros" na construção da questão.

    No primeiro, a banca utiliza termos que, de forma prática, possuem o mesmo sentido: síntese e explicação. A síntese nada mais é que uma explicação resumida de algo, mas ainda assim, uma explicação.

    No segundo, a banca grafa passagens que não estão introduzidas por dois pontos, ao passo que deixa de grafar parte de passagens que estão.

    As passagens estão descritas abaixo.

    1) "pequenas partículas (teoria corpuscular) ou ondas vibrando (teoria ondulatória)?"

    Temos uma síntese/explicação das duas teorias existentes sobre a composição da luz.

    2) "ela não explica fenômenos como a refração, e também era desabonada pelos avanços no eletromagnetismo."

    Temos uma síntese/explicação dos motivos que levavam a teoria a estar em apuros.

    3) "ímãs em movimento geram corrente elétrica — é assim que hidrelétricas transformam movimento de água em eletricidade e corrente elétrica gera magnetismo. [...]"

    Temos uma síntese/ explicação sobre a relação da eletricidade com o magnetismo. A passagem após o travessão não deveria estar grifada, é apenas um comentário que introduz informação assessoria sobre termos anteriores.

    4) "sua teoria matemática explica eletricidade e magnetismo como faces de uma única entidade, chamada campo eletromagnético, que se move no espaço à velocidade da luz sob a forma de ondas (dependendo do comprimento, são ondas de rádio, micro-ondas, luz visível, raios X, raios gama etc.)."

    Temos uma síntese/ explicação sobre a teoria unificadora de Maxwell. Toda a passagem em vermelho faz parte dessa síntese/ explicação, e deveria ter sido grifada pela banca.

    Por todo o exposto, a questão pode ser considerada nula.

  • UFU que nada. Essa banca está para UFO - Objeto voador não identificado.

  • Assertiva B

    dois pontos é introduzir =em (1) e em (2) explicações.

  • na (1) achei que nao fosse uma explicação , como ele ta explicando algo que não sabe , eu vi ali uma pergunta ...

  • Gabarito errado, a 1 não explica nada só questiona.

  • que viaje é eça

  • O gabarito está correto, pois em 1, a função dos dois pontos é uma explicação, ou seja, é explicado como a luz é feita; em 2, a função dos dois pontos é uma explicação, ou seja, explica-se a razão de a teoria estar em apuros; em 3, a função dos dois pontos é é uma explicação, ou seja, explica-se o porquê de os dois ímãs estarem relacionados e em 4, a função dos dois pontos é apresentar o referente do que James Clerk Maxwell unificou (UFU, 2020).