SóProvas


ID
4139728
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Para a maioria das pessoas, perder a carteira ou a bolsa é mais do que um inconveniente. Embora os celulares agora permitam fazer pagamentos, armazenem documentos e nos ajudem a achar o caminho de casa, ainda há algo tranquilizador em ter tudo isso em versão física.

    Além disso, a perda desses itens pode significar ter de passar pelo inconveniente de cancelar cartões ou trocar as fechaduras de sua casa.

    Mas há um lugar em que você tem uma probabilidade grande de encontrar seus pertences: Tóquio.

    Com a população da cidade se aproximando rapidamente de 14 milhões de pessoas, milhões de itens desaparecem a cada ano. Mas um número impressionante deles volta para casa.

    Em 2018, mais de 545 mil documentos de identificação foram devolvidos a seus proprietários pela Polícia Metropolitana de Tóquio — 73% do total dos que foram perdidos. Da mesma forma, 130 mil telefones celulares (83%) e 240 mil carteiras (65%) foram devolvidos aos seus donos. Frequentemente, isso foi feito no mesmo dia.

    Tais atos de integridade não são tão raros no Japão, país natal de Behrens. "[Para os japoneses] é algo do tipo 'É claro que eles devolveriam'", diz. De certa forma, tornou-se incomum não devolver um item perdido. Isso sim seria uma surpresa. [...]

William Park e Johanna Airth Disponível em: Future https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-51214484 Acesso em: 04 fev. 2010. (Fragmento)

De acordo com o texto, assinale a alternativa cujo emprego do termo ou da expressão NÃO estabelece relação com o segmento anterior para promover a continuidade do texto e marcar sua temática.

Alternativas
Comentários
  • E os comentários coerentes dos professores?

  • cadê o professor

  • Meu entendimento:

    I) "Para a maioria das pessoas, perder a carteira ou a bolsa é mais do que um inconveniente. Embora os celulares agora permitam fazer pagamentos, armazenem documentos e nos ajudem a achar o caminho de casa, ainda há algo tranquilizador em ter tudo isso em versão física."

    A conjunção "embora" nos remete a pensar que mesmo que perdemos carteiras ou bolsas, os celulares armazenam documentos e é possível efetuar pagamentos.

     II) "Além disso, a perda desses itens pode significar ter de passar pelo inconveniente de cancelar cartões ou trocar as fechaduras de sua casa."

    A conjunção negritada nos remete a respeito de perder a carteira ou a bolsa.

    III) "Mas há um lugar em que você tem uma probabilidade grande de encontrar seus pertences: Tóquio."

    Chegamos ao gabarito da questão. O "mas" nos remete a Tóquio, introduzindo um novo segmento: "Com a população da cidade se aproximando rapidamente de 14 milhões de pessoas, milhões de itens desaparecem a cada ano. Mas um número impressionante deles volta para casa."

    IV) "Em 2018, mais de 545 mil documentos de identificação foram devolvidos a seus proprietários pela Polícia Metropolitana de Tóquio — 73% do total dos que foram perdidos. Da mesma forma, 130 mil telefones celulares (83%) e 240 mil carteiras (65%) foram devolvidos aos seus donos. Frequentemente, isso foi feito no mesmo dia."

    As palavras negritadas retomam que além dos 545 mil documentos que foram devolvidos, outros 130 mil celulares também foram.

  • DISCORDO DO GABARITO NO CONTEXTO A EXPRESSÃO “EMBORA” ESTABELECE RELAÇÃO COM A FRASE: “Ainda há algo tranquilizador em ter tudo isso(fazer pagamentos, e documentos) em versão física”

     

    De acordo com o texto, assinale a alternativa cujo emprego do termo ou da expressão NÃO estabelece relação com o segmento anterior para promover a continuidade do texto e marcar sua temática.

     

    "Para a maioria das pessoas, perder a carteira ou a bolsa é

    mais do que um inconveniente. Embora os celulares agora permitam fazer

    pagamentos, armazenem documentos e nos ajudem a achar o caminho de casa, ainda

    há algo tranquilizador em ter tudo isso em versão física."

  • Se eu disser que entendi a questão, estarei mentindo.

  • Na minha opinião, todas conjunções têm uma relação com trechos anteriores...

  • Juro que não entendi nada..

  • O gabarito está correto, pois o conector "embora" tem por função apresentar uma concessão em relação ao que foi dito anteriormente; o articulador discursivo "além disso" retoma o segmento anterior para acrescentar uma informação apenas adicional em relação ao que foi dito; o o articulador discursivo "da mesma forma" tem por função de retomar parte do que foi dito anteriormente, comprovando com novos dados . A verdadeira temática do texto é o fato de os japoneses devolverem pertences achados de outras pessoas. Daí o emprego do conector "mas" que quebra com todas as expectativas e atrai para a proposição em que se encontra toda sua força argumentativa, promovendo a continuidade do texto e marcando sua temática (UFU, 2020).

  • indiquem para comentário

  • A resposta é letra C. Justificativa: todas as outras conjunções das alternativas "A,B,D" fazem referência ou dão continuidade aos períodos anteriores. Entretanto, veja que o "mas" é conjunção adversativa e o emprego dele no texto, em relação a frase anterior, não se traduz em uma contradição e, portanto, ele não da continuidade a essa ideia, ao revés, introduz na temática a as peculiaridades de Tóquio em relação a recuperação de coisas perdidas. TRATA-SE, é verdade, do mesmo TEMA, no entanto, analisando apenas as duas frases, você tem que uma fala da "perda" outra trata da questão da "recuperação" de itens pedidos. Por isso a resposta certa é C, lembrando que a questão pede a que não dê continuidade.