SóProvas


ID
4139731
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Após o tsunami que atingiu o nordeste do Japão em 2011, muitos ficaram desabrigados, sem bens, comida ou água. Mas, mesmo na adversidade, muitas pessoas colocaram as necessidades dos outros à frente das suas próprias. Behrens compara isso ao ethos budista de gaman — pensar nos outros, e não em si mesmo.

    Foi amplamente divulgado pela imprensa que houve significativamente menos saques nas áreas afetadas do Japão do que em áreas similarmente devastadas em outros países. O fato de haver saques foi fora do comum, diz Tamura. No entanto, ele aponta para um exemplo que revela uma visão fascinante da psique humana.

     "Depois que os reatores nucleares de Fukushima falharam por causa do terremoto de 2011, a área ficou isolada por meses devido à alta radiação", diz Tamura.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tamura descreve o conceito de hito no me, o "olho da sociedade". Mesmo sem a presença da polícia, nenhum roubo ocorrerá enquanto houver hito no me. Mas, em um lugar onde não há ninguém, ocorrem furtos. [...]

William Park e Johanna Airth Disponível em: Future https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-51214484 Acesso em: 04 fev. 2010. (Fragmento)

No excerto acima, foi suprimida uma parte importante do texto, indicada com um tracejado, que lhe dá continuidade de sentido. Assinale a alternativa que, ao ser inserida nessa parte, completa o sentido do texto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    O fato de haver saques foi fora do comum, diz Tamura. No entanto, ele aponta para um exemplo que revela uma visão fascinante da psique humana.

        "Depois que os reatores nucleares de Fukushima falharam por causa do terremoto de 2011, a área ficou isolada por meses devido à alta radiação", diz Tamura.

    Podemos perceber de acordo com essa parte do texto, que os roubos só ocorreram pois a área estava isolada, ou seja, não havia ninguém para evitar ou testemunhar. (GABARITO >> B)

  • GAB: B

    Tamura descreve o conceito de hito no me, o "olho da sociedade". Mesmo sem a presença da polícia, nenhum roubo ocorrerá enquanto houver hito no me. Mas, em um lugar onde não há ninguém, ocorrem furtos. [...]

    Alternativa B: Os roubos só ocorreram porque não havia absolutamente ninguém, nenhuma força policial ou alguém por perto para testemunhar o malfeito.

  • O próprio texto contém uma citação indireta do Tamura fazendo distinção entre roubo e furto, aí a banca faz uma alternativa que resume a ideia citando roubo onde deveria ser furto (saques onde não há ninguém).

  • Só não entendi o fato do tsunami ter acontecido em 2011 e o texto da bbc ter sido feito em 2010. MAS TÁ BOM rsrs

  • Entendi foi nada