GABARITO A.
a)
Nossos ancestrais passavam da infância à vida adulta sem estágios intermediários. Nas comunidades agrárias, o menino de sete anos trabalhava na roça e as meninas cuidavam dos afazeres domésticos, antes de chegar a essa idade.
b)
Nossos ancestrais passavam da infância à vida adulta sem estágios intermediários. Nas comunidades agrárias o menino de sete anos, trabalhava na roça, e as meninas cuidavam dos afazeres domésticos antes de chegar a essa idade.
ERRADA: Nesse caso a virgula separou o sujeito do Verbo, sujeito ( o menino de sete anos) verbo ( trabalhava) erro inaceitável.
c)
Nossos ancestrais, passavam da infância à vida adulta, sem estágios intermediários. Nas comunidades agrárias o menino, de sete anos, trabalhava na roça, e as meninas, cuidavam dos afazeres domésticos antes de chegar a essa idade.
ERRADA: Da mesma forma que a questão alternativa anterior também houve a separação do sujeito ( Nossos ancestrais) do verbo ( Passavam).
d)
Nossos ancestrais passavam da infância, à vida adulta sem estágios intermediários. Nas comunidades agrárias o menino de sete anos trabalhava na roça, e as meninas cuidavam dos afazeres domésticos antes de chegar a essa idade.
Responder
ERRADA: Nessa alternativa o verbo foi separada de um dos seus complementos.
Os elementos principais de uma oração nunca são separados por vírgulas quando se encontram seguidos na oração, ou seja, não se usa vírgula entre o sujeito e o predicado, entre o verbo e seus objetos, entre o objeto direto e o objeto indireto.Norma Culta: Gramática Online da Língua Portuguesa.
© 2007 - 2020
Os sinais de pontuação desempenham portentoso papel na frase, tendo em vista que facilitam a compreensão do discurso escrito, além de contribuir significativamente para a clareza do texto. Há uma miríade deles, dentre os quais se destacam: vírgula, pontos de exclamação e interrogação, dois-pontos, ponto e vírgula, aspas, travessão e parêntesis.
Nesta questão, é preciso inspecionar o uso de vírgulas. Item a item:
a) Nossos ancestrais passavam da infância à vida adulta sem estágios intermediários. Nas comunidades agrárias, o menino de sete anos trabalhava na roça e as meninas cuidavam dos afazeres domésticos, antes de chegar a essa idade.
Correto, mas com ressalvas. Observe o trecho: "o menino de sete anos trabalhava na roça e as meninas cuidavam dos afazeres domésticos". A conjunção "e" separa duas orações, cada qual com um sujeito distinto: o sujeito da primeira oração é "menino de sete anos"; o da segunda, "as meninas". Em casos análogos, deve-se inserir uma vírgula antes da conjunção, consoante lição de Maria Tereza Piacentini no livro Só Vírgula — Método Fácil em Vinte Lições, p.47. O período absolutamente correto dar-se-ia assim: "o menino de sete anos trabalhava na roça, e as meninas cuidavam dos afazeres domésticos." À frente, a primeira vírgula foi usada para demarcar um adjunto adverbial; a segunda, idem, embora nesta a vírgula pudesse ser dispensável, pois o adjunto adverbial acha-se em ordem direta.
Em suma, inexistindo melhor opção de resposta, considera-se este o gabarito, apesar de não haver pleno primor referente à pontuação.
b) Nossos ancestrais passavam da infância à vida adulta sem estágios intermediários. Nas comunidades agrárias o menino de sete anos, trabalhava na roça, e as meninas cuidavam dos afazeres domésticos antes de chegar a essa idade.
Incorreto. A vírgula sublinhada acima deveria ter sido suprimida. Se o fosse, a estrutura estaria de todo correta.
c) Nossos ancestrais, passavam da infância à vida adulta, sem estágios intermediários. Nas comunidades agrárias o menino, de sete anos, trabalhava na roça, e as meninas, cuidavam dos afazeres domésticos antes de chegar a essa idade.
Incorreto. Todas as vírgulas destacadas acima deveriam ser suprimidas para haver correção na estrutura.
d) Nossos ancestrais passavam da infância, à vida adulta sem estágios intermediários. Nas comunidades agrárias o menino de sete anos trabalhava na roça, e as meninas cuidavam dos afazeres domésticos antes de chegar a essa idade.
Incorreto. A vírgula destacada acima deve ser suprimida para haver correção na estrutura.
Letra A