SóProvas


ID
4148302
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Senador Canedo - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“A respiração pode ser definida como um processo em que ocorre a troca gasosa entre o meio e o organismo. Essa troca é importante porque garante o fornecimento de oxigênio para as células realizarem seus processos metabólicos e a retirada de gás carbônico do organismo. Existem diferentes tipos de respiração nos animais, sendo a respiração pulmonar a mais conhecida. Além desse tipo, podemos citar a respiração branquial, cutânea e traqueal”. Moluscos e artrópodes apresentam, respectivamente, a respiração:

Alternativas
Comentários
  • Existem moluscos com respiração pulmonar e cutânea também.

  • que questão horrível.

    existem molucos com respiracao branquial, pulmonar, cutanea..

    assim como existem artropodes com respiracao branquial (aquaticos) e tranqueal (terrestres)

  • Não considerem essa questão

  • Nos moluscos aquáticos, destacam-se as brânquias; nos terrestres, a cavidade do manto pode atuar como um pulmão rudimentar. Em algumas espécies, observa-se também respiração cutânea.

    Muitos artrópodes são terrestres, como os insetos, diplópodes e quilópodes, e respiram retirando oxigênio do ambiente por estruturas denominadas traqueias.A traqueia está ligada a fibras musculares que se contraem e estimulam o ar a entrar pelos espiráculos da traqueia.

    Os artrópodes aquáticos, como os crustáceos, podem ter respiração branquial. As brânquias são estruturas que retiram oxigênio dissolvido na água para a respiração animal. Estão presentes em grande parte dos invertebrados aquáticos e nos peixes. Os microcrustáceos (crustáceos muito pequenos) fazem respiração cutânea, isto é, respiram pela pele.

    ARACNÍDEOS A respiração é feita por filotraqueias, também denominadas "pulmões foliáceos". Essas estruturas são formadas por lamelas irrigadas, que se comunicam com o exterior do corpo, através de um orifício denominado estigma.

    As trocas gasosas ocorrem nas lamelas, e o oxigênio passa para o sangue. Nos escorpiões, essas são as únicas estruturas respiratórias, mas nas aranhas além das filotraqueias, existem as traqueias, semelhantes às dos insetos.

  • Questão está extremamente equivocada.