SóProvas


ID
4153774
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Marcação - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A realização do 1º Seminário de Teorização do Serviço Social foi, no Brasil, uma tentativa significativa, de maneira conjunta e intencional, de estudar e teorizar a Metodologia do Serviço Social. Era, segundo Aguiar (1982), ao mesmo tempo a presença do desenvolvimentismo e o início de uma nova fase: da reconceituação que se fez necessária, para que pudesse adequar o Serviço Social ao contexto econômico, político e social da sociedade nacional. Como ficou conhecido o documento resultante desse evento?

Alternativas
Comentários
  • Documento de Araxá;

    • O Documento de Araxá foi composto durante o I Seminário de Teorização do Serviço Social, em Minas Gerais (Araxá) de 19 a 26 de março de 1967 e posteriormente publicados pela CBISS.
    • Participaram da elaboração do Documento de Araxá 38 assistentes sociais. Afirmando: “Como prática institucionalizada, o Serviço Social se caracteriza pela ação junto a indivíduos com desajustamento familiares e sociais. Tais desajustamentos muitas vezes decorrem de estruturas sociais inadequadas” (CBCISS, 1986, p. 24).
    • Todo os discurso profissional arranca desta tensão entre o “tradicional” e o “moderno”, com a urgência de romper com a atuação de uso exclusivo dos métodos de Caso, Grupo e Comunidade, que não respondem mais a realidade.
    • O Escopo do Documento de Araxá vai na direção do “rompimento” com a exclusividade do tradicionalismo; porém, não há essa ruptura: há a captura do “tradicional” sobre novas bases. 
  • GAB. D

    De acordo com Aguiar (2011, p. 146), o Movimento de Reconceituação no Brasil tem como marco inicial o Encontro de Araxá, realizado em 1967, onde aconteceu o Seminário de Teorização do Serviço Social que: É ao mesmo tempo a presença do desenvolvimentismo e o início de uma nova fase: da Reconceituação que se fez necessária, para que pudesse adequar o Serviço Social ao contexto econômico, político e social da sociedade nacional.

     Segundo com Aguiar (2011, p. 147) “a realização do 1° Seminário de Teorização do Serviço Social foi, no Brasil, uma tentativa significativa, de maneira conjunta e internacional, de estudar e teorizar a Metodologia do Serviço Social”.

  •  - Modernização Conservadora

    Seminário de Araxá em 1967 (teorização)

    Seminário de Teresópolia em 1970 (metodologia)

    Teorias do positivismo e funcionalismo

    Serviço Social de caso, grupo e comunidade

    Ideal desenvolvimentista

    - Reatualização do Conservadorismo

    Seminário de Sumaré em 1978 (cientificidade)

    Seminário do Alto da Boa Vista em 1984 (retomada dos documentos anteriores)

    Teorias da fenomenologia: psicologizante, individualizada, subjetiva

    Volta das bases tradicionais + anacronismo

    - Intenção de Ruptura

    Método BH na primeira metade de 1970

    Critica ao tradicionalismo e a neutralidade

    Noção de classe oprimida

    Postura militante e messiânica

    Marxismo vulgar