SóProvas


ID
4157704
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dinheiro lidera os motivos de brigas entre casais no País


Quando o orçamento está curto, conversar com frequência sobre o assunto é uma boa saída para você sentir que está no controle da situação

  Mesmo quando as finanças vão bem, dinheiro é o principal motivo de briga entre casais. Se as contas andam apertadas, então, o terreno é propício para que ambos descontem suas ansiedades um no outro. Mas, com um pouquinho de esforço, dá pra lidar com essa parte chata da vida a dois e barrar as brigas antes mesmo que elas comecem. Em primeiro lugar, é importante que o casal fale a mesma língua quando se trata de dinheiro (na próxima página, montamos um teste para vocês avaliarem se estão mesmo alinhados). Pesquisa mundial feita recentemente mostrou que 72% dos casais se preocupam com os gastos do parceiro. Se um se sacrifica para economizar, e o outro torra a grana, problemas à vista.

  Quando o orçamento está curto, conversar com frequência sobre o assunto é uma boa saída para você sentir que está no controle da situação. Só fique esperto para bater este papo no momento certo. “Nunca tente conversar se você estiver muito estressado com suas contas”, sugere o consultor financeiro Jill Gianola. Em vez disso, procure uma hora em que os dois estejam calmos e sem distração.

   É importante que o casal esteja alinhado nas decisões de com o quê gastar, como economizar e quanto investir. Se apenas um exerce controle sobre as finanças, o outro pode acabar se sentindo excluído e impotente. É bacana que vocês decidam juntos quem paga o quê – e como. A renda de vocês é unificada ou cada um tem sua conta separada no banco? Vocês consultam um ao outro antes de fazer uma aquisição que comprometa o orçamento da casa? Quem é o responsável pelas contas? Se vocês estão se entendendo do jeito que está, ótimo. Mas, de qualquer forma, a regra de ouro pra não rolar estresse é não esconder do parceiro nenhum tipo de gasto.

   Brigas sobre dinheiro são um dos principais motivos que levam um casal ao divórcio. Se você e seu companheiro não conseguem falar sobre o assunto sem que isso vire um pé de guerra, e isso está colocando seu relacionamento em risco, pense em procurar ajuda. Um consultor financeiro pode dar dicas de como administrar as finanças, enquanto uma terapia de casal pode ajudar os dois a resolverem certas diferenças. O segredo é conversar, ter comprometimento e não culpar o outro por fatores que estão fora de seu controle. Pensamento positivo: se vocês souberem lidar com problemas financeiros, isso significa que terão jogo de cintura para enfrentar outras situações difíceis – e sairão dessa fortalecidos.


Texto adaptado – Fonte: http://www.meionorte.com/noticias/jornais-e-revistas/dinheiro-lidera-os-motivos-de-brigas-entre-casais-no -pais-86284.html

Em “‘Nunca tente conversar se você estiver muito estressado com suas contas’”, as aspas foram empregadas no texto

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - D

    "Nunca tente conversar se você estiver muito estressado com suas contas”, sugere o consultor financeiro Jill Gianola. Em vez disso, procure uma hora em que os dois estejam calmos e sem distração.

    TEMOS UMA CITAÇÃO, POR ISSO O USO DE ASPAS..

    ---------------------------------------------------

    Usamos aspas para:

    I) Introduzir citações ou transcrições

    II) Nomes de livros ou legendas

    III) Estrangeirismos , vulgarismos , ironias.

    -------------------------------------------------------

    Fonte: Pashoalin e Spadoto, FTD

  • GABARITO D

    Tipos de Aspas

    Aspas Simples (‘’): utilizamos esse tipo quando a aspa dupla já está sendo utilizada, por exemplo: “A menina estava muito feliz no congresso em apresentar a ‘Nova Tese’ sobre o tema polêmico do aborto.”

    Aspas Duplas (“ ”): empregada nos discursos diretos para enfatizar algo no texto, ou citar alguma obra, por exemplo: Manuela preferiu dizer logo o que estava pensando: “Não gosto mais do curso”.

    Exemplos: Quando Usar as Aspas?

    Segue abaixo alguns exemplos sobre o uso das aspas:

    Enfatizar Discursos

    Para enfatizar palavras ou expressões, utiliza-se as aspas, por exemplo: Que “Deus” é esse? Outro caso da utilização das aspas é quando o locutor pretende ironizar algo, por exemplo:

    Após encontrar o vaso quebrado, minha mãe disse: Muito “bonito” o que você fez.

    Citações Diretas

    Empregada para citar algum discurso proferido pelo próprio autor ou outro referente, utiliza-se as aspas antes e após o discurso:

    Segundo o Presidente da República: “Iremos combater a crise”.

    Note que as aspas vem identificar as palavras proferidas pelo presidente. Quando as citações diretas são escritas por meio digital, podemos acrescentar o itálico.

    Estrangeirismo

    O estrangeirismo (também chamado de neologismo estrangeiro) é o uso muito frequente de palavras estrangeiras que, por vezes, são acrescidas ao dicionário dependendo do uso, por exemplo, show, chat, web, dentre outros.

    Geralmente quando usamos palavras estrangeiras no texto devemos colocar as aspas ou quando digitamos no computador, o itálico, por exemplo:

    Esperamos o “feedback” da professora.

    Neologismo

    Quando uma palavra é criada dentro de um texto, por exemplo, um conceito novo, ela aparece entre aspas, com o intuito de demostrar que aquele termo foi criado, sendo, portanto, um vocábulo que ainda é inexistente nos dicionários, por exemplo:

    Essa noite vamos “caetanear” muito no show de Caetano Veloso.

    Gírias

    Quando na produção textual são empregadas as expressões populares, denominadas de gírias, utiliza-se as aspas, por exemplo:

    A Cibele disse que “não rolou” as vendas de bilhetes. (A expressão destacada significa na linguagem denotativa que não aconteceu.)

    Citar Obras

    Quando queremos citar no texto o nome de uma obra, artigo, dissertações, teses, capítulos de livro, filmes, dentre outros, devemos utilizar as aspas (e ainda, o itálico), por exemplo:

    A “Gioconda” é a obra mais famosa de Leonardo Da Vinci; O autor relata em seu artigo intitulado “Memórias de um Soldado”, sua vida durante a guerra.

  • A questão é sobre pontuação e quer saber por qual motivo as aspas foram empregadas em "“Nunca tente conversar se você estiver muito estressado com suas contas”". Vejamos:

      . 

    Texto: “Nunca tente conversar se você estiver muito estressado com suas contas”, sugere o consultor financeiro Jill Gianola.

     . 

    A) para apresentar um pensamento do autor do texto.

    Errado. As aspas, nesse caso, não estão apresentando um pensamento do autor do texto, mas, sim, estão isolando a citação do consultor financeiro Jill Gianola.

     . 

    B) para indicar uma ironia do autor do texto.

    Errado. Não há que se falar em ironia, nesse caso. Seria ironia se a fala entre aspas dissesse o oposto do que se quer expressar, mas não é o caso.

     . 

    C) para indicar uma ironia do consultor financeiro.

    Errado. Nesse caso, o consultor financeiro não foi irônico, a sua fala serviu para exemplificar o pensamento do autor do texto em alertar que devemos ficar espertos para bater um papo sobre orçamento no momento certo.

     . 

    D) para indicar uma citação.

    Certo. As aspas, nesse caso, foram usadas para indicar a citação direta do consultor financeiro Jill Gianola.

    Citação direta é aquela em que é transcrito o que autor escreveu, sem mudar nenhuma palavra. Esse tipo de citação deve ser apresentada obrigatoriamente entre aspas.

    Citação indireta é aquela em que dizemos o que autor escreveu com nossas palavras.

     . 

    E) para realçar uma informação considerada importante.

    Errado. As aspas, nesse caso, não estão realçando uma informação importante, mas, sim, estão isolando a citação do consultor financeiro Jill Gianola.

      . 

    Gabarito: Letra D

  • Volte ao texto, sempre! Por mais fácil que a questão possa parecer, é sempre recomendável olhar o texto na íntegra. Pode parecer bobo, mas a nossa pressa em resolver questões aqui, induz o nosso cérebro a fazer a mesma coisa no dia da prova. E lá, são esses pormenores que nos levarão à aprovação.

  • [GABARITO: LETRA D]

    “Nunca tente conversar se você estiver muito estressado com suas contas”, sugere o consultor financeiro Jill Gianola.

    Aspas – indicativo de destaque.

    São usadas para indicar:

    a) Citação literal:

    “A mente do homem é como uma távola rasa” – disse o filósofo.

    b) expressões estrangeiras, neologismos, gírias:

    “Peace” foi o que escreveram na faixa.

    Ficava “desmorrendo” com aquela feitiçaria.

    Estou sentido uma “treta”.

    c) Indicar o sentido não usual de um termo.

    Energia “limpa” custa caro.

    d) Indicar título de obra.

    “Sentimento do Mundo” é uma obra do Modernismo Brasileiro.

    e) Indicar ironia

    Ele é um grande “pensador” da humanidade.

    RESUMO DAS AULAS DO QC E PROF. PABLO JAMILK.

  • quando usar aspas ?

    Citações Diretas: 

    Empregada para citar algum discurso proferido pelo próprio autor, utiliza-se as aspas antes e após o discurso:

    Segundo o Presidente da República: “Iremos combater a crise”.

    Note que as aspas vem identificar as palavras proferidas pelo presidente. Quando as citações diretas são escritas por meio digital, podemos acrescentar o itálico.

  • ASPAS:

    Com frequência empregamos as aspas em citações, mas existem outras ocasiões em que elas podem ser usadas, vejamos:

    x.Para indicar citações

    x.Para indicar o uso de palavras estrangeiras

    x.Para indicar o uso de gírias, expressões populares

    x.Para indicar nomes de sites, livros, jornais

    Foco, Força e Fé.

    Fonte: Meus rascunhos!

  • Nunca tente conversar se você estiver muito estressado com suas contas, sugere o consultor financeiro Jill Gianola....

    Letra D) indica uma citação do consultor Financeiro Jill.