Síntese Integradora
"O encerramento da entrevista é introduzido pela elaboração da síntese integradora daquele momento e não pode ser confundida com resumo. Ela não tem o caráter de finalização e sim de sínteses provisórias que vão processualmente se transformando A conceituação de síntese alude à capacidade de extrair um denominador comum entre as inúmeras comunicações provindas durante a entrevista, que muitas vezes aparentam diferenças entre si, mas que simbolizam significações opostas que fazem parte das contradições. A síntese consiste em fazer uma totalidade, enquanto juntar consiste em fazer uma nova ligação, isto é, ligar um fato a outros que estavam aparentemente desconectados. A síntese também retoma os objetivos da entrevista, elaborando as hipóteses ali
implicadas e quais as estratégias necessárias para encontrar as respostas esperadas. O usuário tem de participar, manifestar o seu pensamento sobre o que lhe foi apresentado e responsabilizar-se pela evolução. É o momento de afirmação de alianças e de renovação do contrato de trabalho. Por tudo isso, o término da entrevista não deve se transformar em conversa social, sem nenhuma relação com a temática que foi discutida."
Referência para o conceito de "Síntese Integradora" está no trabalho de Lewgoy e Silveira, 2007, intitulado "A entrevista nos Processos de Trabalho do Assistente Social".
Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3215/321527161003.pdf