SóProvas


ID
4166533
Banca
Instituto Ânima Sociesc
Órgão
CISNORDESTE - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um dos principais desafios do líder é conseguir a dedicação e o empenho de seus liderados na realização das tarefas que lhes competem, visando o alcance dos grandes objetivos organizacionais. Em assim sendo, a efetiva prática da liderança exige o conhecimento das principais teorias motivacionais que podem nortear as ações do líder com a finalidade de bem direcionar os esforços dos liderados.


Desta forma é correto afirmar, tendo em conta os conceitos básicos das teorias da motivação, que:

Alternativas
Comentários
  • TEORIA DA EXPECTATIVA: a motivação depende das pessoas e sobre suas habilidades, cada pessoa tem seus objetivos e necessidades.

  • A questão cobrou conhecimento sobre as diversas teorias da motivação e solicitou o único item que está de acordo com essas.

    A) INCORRETO. 

    Na verdade, para se sentir desafiado, estimulado, o liderado deve ter claras metas definidas e desafiantes para a execução de trabalho. É importante enxergar o alvo. A ambiguidade e abrangência de objetivos irá prejudicar o direcionamento dos esforços. Uma teoria que corrobora com essa visão é a “estabelecimento de objetivos” de Locke. De acordo com Robbins, essa teoria sustenta que objetivos específicos difíceis, com feedback, conduzem a melhores desempenhos.

    B) INCORRETO.

    Na verdade, de acordo a Equidade de McAdams, o indivíduo se faz diversas perguntas em relação ao seu trabalho (esforço) e sua recompensa por ele. Dentre essas perguntas está “é justo o que eu ganho comparado aos meus colegas?” Aqui o indivíduo tem uma ideia de proporcionalidade, de justiça em relação ao esforço e a recompensa recebida por ele em relação às referências (no caso da assertiva, em relação ao seu grupo).

    C) CORRETO.

    De acordo com a teoria da Autoeficácia de Bandura, indivíduos com uma maior autoeficácia creem que são capazes de executar bem uma atividade e assim aumentam seus esforços para tal, pois acreditam no sucesso daquilo que estão fazendo. Ex: você fez 87% de acerto em seu último concurso. Você irá para o próximo com uma expectativa mais altae irá acreditando que isso é possível baseado em seu histórico (mestria prática).

    E também , pela teoria da Expectância de Victor Vroom, o indivíduo é um tomador de decisão que acredita que um comportamento X o levará a um resultado desejado Y e isso serve de motivacional.

    D) INCORRETO.

    Pode-se excluir o item de cara mesmo sem conhecer nenhuma teoria, pois ele afirma “todas as formas de punições são legítimas”. Por essa lógica, vale torturar um vendedor para ele bater a meta mensal? Claro que não. De acordo com a teoria do reforço, de Skinner, que trata do condicionamento do comportamento humano, as recompensas e as punições são utilizadas para que o indivíduo tenha atitudes diferentes ou para que as mantenham. O comportamento é desejável? Dá-se o reforço positivo para fortalecê-lo. Já a extinção do reforço é utilizada quando o comportamento já se instalou. E a punição? É aplicada em caso de comportamento inadequado. Ex: advertência (Duran, 2019)

    E) INCORRETO.

    Nem todo mundo possui elevada necessidade de poder (de influenciar, de ser seguido). De acordo com McClelland, nós temos níveis de necessidades adquiridas diferentes entre as três categorias: AFILIAÇÃO, PODER E REALIZAÇÃO. Por exemplo, eu posso possuir um alto nível de necessidade de realização (desafios) e um nível baixo de poder e um baixíssimo de afiliação. Então, o erro está em dizer que todos possuem nível alto da necessidade de poder quando isso é mutável de uma pessoa para outra.

    Fontes: Cristiana Duran, "Gestão de Pessoas". Juspodium. 2019 e Robbins, S. "Comportamento Organizacional". 2011.

    GABARITO: LETRA C.

  • A letra C soa como se tivesse que alimentar a ansiedade do colaborador pra mostrar resultado, como se isso fosse bom, enquanto a B soa como se um colaborador, ao ver uma forma de se abordar um serviço que melhore o desempenho da sua equipe, o faça para atingir esse objetivo e se sinta realizado por isso. Tem teoria que lembra de tudo, menos do bom senso.