A questão se baseia nos ensinamentos de Ribas (2013). Porém, também é possível acertá-la por meio da interpretação. Vamos lá!
Assertiva I – Certo. Lembre-se do conceito de avaliação de desempenho segundo Milkovich: “Avaliação de desempenho é o processo que mede o desempenho do funcionário. O desempenho do funcionário é o grau em que ele alcança os requisitos do seu trabalho”. Assim, é fácil perceber que a assertiva está correta, uma vez que o desempenho também sinaliza o potencial de desenvolvimento futuro, na medida que indica ao colaborador seus pontos fortes e fracos. De modo a aprofundar seus conhecimentos, Ribas (2013) explica que um dos principais objetivos da avaliação de desempenho consiste na possibilidade de fornecer feedback para a melhoria do desempenho dos servidores. Por esse motivo é necessário que se configure como um processo claro, sistemático e constante.
Assertiva II – Errado. A avaliação de desempenho visa medir o desempenho do funcionário e o grau de alcance dos requisitos do seu trabalho. Pode ser usada com fins de recompensas, retroação, desenvolvimento, aconselhamento, entre outros. Ribas (2013) enfatiza que a avaliação de desempenho não deve ser utilizada exclusivamente como base para demissão de funcionários. A utilização dela para este fim pode acabar com a credibilidade do processo e aumentar a incidência de rejeições ao método e distorções na avaliação.
Assertiva III – Certo. De acordo com Ribas (2013, p. 193), entre os principais benefícios da implantação de um processo de avaliação de desempenho estão localização de problemas de supervisão e gerência, de integração das pessoas à organização, de adequação da pessoa ao cargo, de possíveis dissonâncias ou carência de treinamento, além de propiciar a possibilidade de resolução desses problemas com a adoção de ações para melhoria do desempenho do funcionário.
Gabarito: D