Gabarito: 1
1- Científica
Foco na eficiência;
Elevar o nível de produtividade em menos tempos;
Racionalização do trabalho;
Preocupação com o chão de fábrica (nível operacional).
2- Clássica
Ênfase na estrutura organizacional;
Definição dos princípios da administração;
Função administrativa era a principal função.
3- Relações Humanas
Ênfase nos aspectos emocionais e não-racionais do comportamento das pessoas;
O objetivo era tornar a administração mais humana;
Reconhecimento do trabalhador, ao invés da visão homo economicus.
A questão pede que associemos as teorias da administração com o itens referentes aos seus enfoques:
ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO
1- Escola da Administração Científica: Teoria de Taylor que colocou ênfase nas tarefas realizados pelos operários em busca da máxima eficiência nos resultados. Com isso, a organização era vista das partes (operações) para o todo e de baixo para cima. A Administração científica possuiu 3 fases e dispôs de 4 princípios: planejamento, execução, preparo de mão de obra e controle. São palavras-chave dessa teoria: tarefas, organização racional do trabalho, estudo dos tempos e movimentos, atomismo, padronização, “melhor maneira”.
2- Teoria Clássica: Teve como maior expoente Fayol, engenheiro francês, que enfatizou seus estudos na estrutura da organização. Olhou a organização de cima para baixo e do todo para as partes. Criou as 5 funções administrativas que compõe o processo administrativa quando consideradas em conjunto (Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar) que no futuro foram adequadas em (Planejamento, Organização, Direção e Controle) pela Teoria Neoclássica. Além de criar as 6 funções da empresa e os 14 princípios gerais da administração. Conceitos como: centralização, unidade de comando, organização formal, sistema fechado são típicos das teorias dessa abordagem, assim como o conceito de homem econômico.
3- Teoria das Relações Humanas: Surgiu nos EUA com os estudos de Elton Mayo e em decorrência dos resultados da Experiência de Hawthorne que concluiu que a produtividade tem influência nas relações sociais que existe entre os operários. Como possuía ênfase nas pessoas (e não em tarefas ou estrutura) fez oposição à abordagem clássica e introduziu conceitos como dinâmica de grupo, organização informal e grupos sociais e liderança informal. O homem social é a concepção humana utilizada nessa organização.
PRINCIPAIS ENFOQUES
( ) Racionalização do trabalho no nível operacional (TAREFAS). Está associado à escola de Taylor (1)
( ) Organização formal e funções do administrador (ESTRUTURA). Está associado à escola de Fayol (2)
( ) Organização informal. Motivação e lideranças (PESSOAS). Ligado à teoria de Elton Mayo (3)
Logo, a sequência é 1, 2 e 3.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.
GABARITO: LETRA A