SóProvas


ID
4172821
Banca
Prefeitura de Arapiraca - AL
Órgão
Prefeitura de Arapiraca - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A intenção de ruptura do Serviço Social com o conservadorismo se explicitou pela primeira vez, durante o período da ditadura militar (1964/1985), quando o país se encontrava sob as ordens da autocracia burguesa. O marco desse processo de ruptura do Serviço Social com o conservadorismo, que pretendia romper com o “Serviço Social Tradicional”, do ponto de vista teórico-metodológico, formativo e interventivo, ficou conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Método BH, pois os outros evoluíram dentro do conservadorismo sem buscar um efetivo rompimento.

  • Intenção de ruptura - apresenta séries de críticas ao Serviço Social tradicional, emerge no quadro da estrutura da universidade brasileira na primeira metade dos anos setenta - Escola de Serviço Social da universidade Católica de Minas Gerais: Método BH (1972-1975); Região periférica de Itabira.

  • O método BH representa a emergência da intenção de ruptura. Tinha como objeto a ação social da classe oprimida e como objetivo transformações da sociedade e do homem. No cerne de tal intenção estava a desmistificação da suposta neutralidade unida a uma forte crítica ao Serviço Social tradicional, tendo como horizonte a redefinição do trabalho profissional.