SóProvas


ID
4178815
Banca
FAU
Órgão
Prefeitura de Palmeira - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre as políticas sociais no Brasil, marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para as afirmativas que se seguem:

( ) As políticas sociais no Brasil emergem no final da República Velha, especialmente nos anos 20 (século XX), e começam a conquistar espaço no período getulista. Contudo, até a Constituição Federal de 1988, o País não tinha um aparato jurídico-político que apontasse para a formação mínima de padrões de um Estado de Bem-Estar Social.
( ) As políticas sociais no Brasil, mesmo nos anos 1980, não possuíram formulações impactantes na vida dos trabalhadores, visto seu processo de transição política desenvolvido em uma conjuntura de agravamento das expressões da questão social e escassez de recursos.
( ) No contexto da chamada década de 1980, em função da crise da ditadura, do agravamento da questão social, do aumento da pobreza e da miséria e da luta pela democratização do País, Estado e sociedade, intensificam-se as discussões sobre as políticas sociais de caráter público.
( ) A Constituição Federal, promulgada em 1988, chamada Constituição Cidadã, pauta-se em parâmetros de equidade e direitos sociais universais. Assim, pela primeira vez na história brasileira, a política social teve grande acolhimento em uma Constituição.
( ) A efetivação de políticas sociais (públicas ou privadas) no Brasil da década de 1990 reflete a realidade marcante de um país dependente e está condicionada ao modelo neoliberal, que prevê que cada indivíduo garanta seu bem-estar em vez da garantia do Estado de direito.

Marque, de cima para baixo, a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Segunda alternativa afirma que havia escassez de recursos. Na verdade o que o ocorria era a não redistribuição de forma equitativa o que causam as desigualdades. O trabalhador produz mas não se apropria de sua produção o lucro fica para um pequeno grupo. Enquanto a maior parte da população sofre sem recursos.

  • A escassez existia no período anterior ao capitalismo. Com o capitalismo e a industrialização o que surge é um pauperismo advindo da má distribuição de renda ou da lei de acumulação capitalista.

  • Na primeira alternativa podemos lembrar que no Brasil de fato não houve um estado de bem estra social;

    Na segunda alternativa fala da escassez. A escassez de recurso existiu antes da revolução industrial e do sistema capitalismo de produção. Na década de 80 o que já existia era distribuição desigual de recursos;

    Na terceira alternativa pontuamos o momento de redemocratização do país;

    Na quarta alternativa podemos pontuar que nesse momento surge o tripé da seguridade social, no qual a assistência social é inserida;

    Na quinta alternativa a década de 90 retrata as contrarreformas e o neoliberalismo como mínima intervenção estatal.

    Foi assim que respondi. Espero ter ajudado!

  • Alternativa C .