-
GAB [A] AOS NÃO ASSINANTES.
#ESTABILIDADESIM.
#NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.
''O serviço público continua depois que você morrer. Trabalhe para que ele seja cada vez melhor.''
-
GABARITO OFERTADO -A
Embora a banca tenha ofertado a assertiva A, é preciso ter a noção de que a posição em que os termos aparecem não é um fator decisivo , porque o sujeito pode aparecer : Antes, depois ou até mesmo no meio do predicado.
Vejamos:
(O aluno) estudava atentamente
Estudava ( o aluno ) atentamente.
Estudava atentamente ( O aluno )
Por outro lado, em alguns casos, a forma de identificar o sujeito se dá pela relação entre o sujeito e o verbo, porque para fins de concordância eles precisam manter uma relação.
Ex: O aluno estudam atentamente ( errado )
Fontes das pesquisas:
Spadoto, FTD, 238.
-
GAB [A] AOS NÃO ASSINANTES.
#ESTABILIDADENÃO.
#SIMÀREFORMAADMINISTRATIVA.
“O contribuinte e o único cidadão que trabalha para o governo sem ter de prestar concurso.”
RONALD REAGAN
-
Confundi em concordância entre verbo e sujeito. Alguém pode explicar?
Foco, força e fé!
-
Essa questão é brincadeira...
-
é uma questão diferente, mas bem óbvia: perceba que tanto a Maria quanto a Zélia aparecem nas duas estruturas, cada uma delas exerce uma função sintática diferente no lugar onde aparecem, quer dizer, na primeira oração, Maria é sujeito e Zélia é objeto direto, na segunda oração, vice-versa. Portanto, o elemento determinante para a identificação do sujeito em cada caso É A ORDEM DE APARIÇÃO DOS TERMOS.
_____________________
Essa questão poderia ser mais interessante se ele perguntasse:
"Pensando nas duas orações conjuntamente, o elemento determinante para a identificação do sujeito EM UMA ÚNICA ESTRUTURA é" , ou seja, você converteria as duas orações em 1 única oração sem decréscimo de informações, como faria isso? Muito simples, se A encontrou B e B encontrou A, então A e B SE encontraram, teríamos a seguinte construção:
"Maria Antonieta e Zélia se encontraram" a voz seria reflexiva recíproca e o gabarito da questão passaria a ser letra E (presença de mais de um núcleo do sujeito)