Common Internet File System (CIFS) -> Em português Sistema de Arquivos da Internet Comum, opera como um protocolo de rede da camada de aplicação usado principalmente para fornecer acesso compartilhado a arquivos, impressoras e portas seriais e comunicações diversas entre nós sobre uma rede. Ele também fornece um mecanismo de comunicação inter-processos.
SAN (Storage Area Network) -> É um sistema de armazenamento compartilhado em rede dedicada geralmente baseada em Fibre Channel. A combinação efetiva das vantagens do SAN junto com o Fibre Channel se tornou a solução de armazenamento que mais vem sendo adotada na atualidade.
DAS -> É uma unidade de armazenamento conectada a um computador ou servidor que não está disponível para outros computadores. Para um usuário doméstico, um disco rígido ou unidade de estado sólido (SSD) são exemplos comuns de direct storages.
NAS -> É um dispositivo de armazenamento conectado a uma rede que possibilita o armazenamento e a recuperação de dados de um local centralizado para usuários autorizados da rede e clientes heterogêneos.
NFS -> é uma maneira de compartilhar arquivos entre máquinas de uma rede, como se estes arquivos estivessem localizados no disco rígido local do cliente.