SóProvas


ID
4194913
Banca
INEP
Órgão
ENCCEJA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os metais são materiais sólidos, opacos e bons condutores de calor e eletricidade. Podem também ser transformados em lâminas, sendo usados para fabricar embalagens, como o cobre, o estanho e o alumínio. Recipientes de alumínio são usados para acondicionar bebidas como cervejas, sucos, refrigerantes etc. A produção desses recipientes de alumínio segue um longo caminho, desde a extração do minério (bauxita) até a sua prensagem, quando voltam para a fundição para serem reciclados. O quadro mostra um resumo do processo de produção de latas de alumínio.


Minério Beneficiamento Eletrólise Fundição Laminação Latas Consumidor Coleta Prensagem

MUNHOZ, D.; MAFRA, N.; BAGGIO, A. E. A evolução da embalagem: informações para uma

nova geração de consumidores conscientes. Belo Horizonte: ECO, 2007 (adaptado).


Considerando o quadro, a etapa na qual o minério é transformado em alumínio puro é a

Alternativas
Comentários
  • O alumínio é produzido, basicamente, a partir da bauxita. Trata-se de um processo de produção difícil, pois exige muita energia elétrica.

    A partir da alumina ocorre o processo de transformação da alumina em alumínio metálico. Esse processo, que antes era realizado através da fundição da alumina a 2.000oC, foi aperfeiçoado por Charles Martin Hall em 1896. Ao invés de fundir a alumina a essa temperatura, ele passou a dissolvê-la em criolita (Na3AlF6) fundida. Com esse processo, Hall diminuiu de 2.000oC para 1.000oC a temperatura. Atualmente, a alumina é dissolvida em um banho de criolita fundida e fluoreto de alumínio em baixa tensão. A mistura obtida é colocada numa cuba eletrolítica e sofre uma reação de eletrólise.