SóProvas


ID
4203973
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra integra o conjunto das “Revoluções Burguesas” do século XVIII, responsáveis pela crise do Antigo Regime, na passagem do capitalismo comercial para o industrial. Os outros dois movimentos que a acompanham são a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa, que, sob influência dos princípios iluministas, assinalam a transição da Idade Moderna para a Contemporânea. Em seu sentido mais pragmático, a Revolução Industrial significou a substituição da ferramenta pela máquina e contribuiu para consolidar o capitalismo como modo de produção dominante. Esse momento revolucionário, de passagem da energia humana para motriz, é o ponto culminante de uma evolução tecnológica, social e econômica, que vinha se processando na Europa desde a Baixa Idade Média. (A REVOLUÇÃO... 2016).

A independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa são consideradas revoluções burguesas por

Alternativas
Comentários
  • Lembre se os burgueses eram comericantes, a classe burguesa tinha crescido muito, então a galera tava comercializando demais ai o estado chega e diz: " para, para ,para eu quero monópolio"( igual ao joão klever), ou seja o estado tava querendo que só uma pessoa comercializasse e não várias então isso causou revoltas aos burgueses

  • As revoluções burguesas são movimentos sociopolíticos ocorridos entre 1640 e 1850 nos quais a sociedade aristocrática, caracterizada pela monarquia absoluta (absolutismo) e pelos títulos de nobreza (sociedade estamental), foi transformada em uma sociedade capitalista dominada pela produção mercantil liberal.

    Algo que deve ser destacado é que as revoluções burguesas atacam o antigo regime, abrem as liberdades individuais, mas permanecem com as desigualdades sociais.