SóProvas


ID
420949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

      No pensamento político moderno, a noção de massa  apareceu difusamente de início, para depois cristalizar-se em  conceito, no sentido de designar pura e simplesmente a parcela  majoritária da população. Contrapõe-se, assim, às noções de elite  e público.


             Gabriel Cohn. Sociologia da comunicação: teoriae ideologia. São Paulo: Pioneira, 1993, p. 29.

A respeito do tema objeto do fragmento de texto acima e dos fundamentos sociológicos da comunicação, julgue o  item   seguinte.

O termo massa é utilizado como expressão de manifestações de cultura e de comunicação que extrapolam as fronteiras das noções de elite e de público, no sentido de mensagens facilmente acessíveis à população em geral.

Alternativas
Comentários
  • Ortega e Gasset, em A Rebelião das Massas, unem-se a Le Bon e abordam algumas questões sobre os ESTUDOS DAS MASSAS E DAS MULTIDÕES, que devem ser salientadas para nós.

    Massa é a simples justaposição ou reunião de indivíduos de diferentes procedências, uma aglutinação. Os indivíduos que formam a Massa quase não interagem ou não interagem entre si, e, portanto, não se influenciam; A Massa é formada de indivíduos iguais (atomizados), é homogênea  As diferenças individuais não são relevantes, ela nivela a todos; Os indivíduos que compõem a Massa não compartilham as próprias expectativas; 

    Numa Comunidade, ao contrário do que acontece nas Massas, há laços de fraternidade quase inexoráveis (similares aos clãs familiares e às aldeias...)  Se analisarmos bem essa questão, podemos afirmar que  nesse sentido a massa é frágil.

    Símbolos universais representam a cultura dominante  a Massa está exposta a esses símbolos e fica unida por um mesmo conjunto de mensagens.


    Fonte: Professora Paolla Marletti