SóProvas


ID
4215334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Após ficar oito anos internada em um hospital psiquiátrico com diagnóstico de esquizofrenia, uma paciente passou a ser assistida, em casa, pela mãe. Durante consultas psiquiátricas realizadas de forma ambulatorial, a mãe da paciente relatou as freqüentes fugas da filha, suas agressões a terceiros na rua, seus longos desaparecimentos. Manifestando sofrimento, e não rejeição, a mãe revelou que a filha tem comportamento agressivo em relação a si mesma, à mãe e aos irmãos, além de expressar reiteradamente idéias suicidas. Como se encontra em condições financeiras precárias, a mãe, temendo pela segurança da filha e de seus irmãos, diz não estar apta a cuidar da filha e solicita que ela volte a ser internada, prometendo ir vê-la com freqüência.


A partir do relato hipotético apresentado acima, julgue o item a seguir, acerca das intervenções possíveis, levando em conta a reforma psiquiátrica brasileira.


Com a reforma psiquiátrica, e a conseqüente desospitalização da paciente, a mãe que reassume os cuidados com a filha em casa, deverá continuar contando com a assistência da equipe, principalmente nos momentos de crise da filha.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    A Reforma Psiquiátrica não se limitou à desinstitucionalização  do sujeito dito "louco". Ela trouxe uma rol de prerrogativas envolvendo a temática da saúde mental e constante integração entre a Família, a Comunidade e o Estado, todos atuando em conjunto a fim de melhorar as condições de vida dos sujeitos envolvidos nessa situação.

    Portanto, a atuação da equipe interprofissional tem esse capilaridade de chegar ao espaço nuclear da família, auxiliando tais membros nas situações de crise, fatos esses comuns nos quadros de esquizofrenia,