A questão em análise nos questiona sobre o que está envolvido no gerenciamento do escopo (assunto relacionado à gestão de projetos) e no processo licitatório. Vejamos se os itens estão corretos ou não.
I. CORRETO. O gerenciamento do escopo compreende os esforços necessários para identificar os requisitos e entregas do projeto.
Gerenciamento do escopo do projeto envolve os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. O gerenciamento do escopo do projeto está relacionado principalmente com a definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto.
O trabalho, no escopo do projeto, que deve ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas. O termo escopo do projeto às vezes é visto como incluindo o escopo do produto.
II. CORRETO. Lei nº 8.666/1993, Art. 3° A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.
Ambos os itens estão corretos, assim, a alternativa a ser assinalada é a "A".
GABARITO: A
Fonte: Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 5° edição.