SóProvas


ID
423178
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação ao desenho de cargos como uma estratégia essencial na área de recursos humanos, considere:
I. No desenho de um cargo deve-se distinguir as tarefas, as atribuições e a função que o compõe.

II. O desenho de cargos é um processo que consiste em enumerar as tarefas ou atribuições que o compõe e que o torna distinto de todos os outros existentes na organização.

III. O desenho de cargos deve incluir a definição do conteúdo, dos métodos e processos de trabalho, assim como as relações de subordinação e supervisão associadas ao cargo.

IV. O desenho de um cargo é a última etapa de um processo que inclui, em primeiro lugar, a descrição do cargo e, em segundo lugar, a análise do impacto desse novo cargo no organograma da organização.

V. No desenho de um cargo deve-se levar em conta, em primeiro lugar, a remuneração desejada, depois a qualificação exigida e, por último, a sua posição no organograma da organização.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    I. No desenho de um cargo deve-se distinguir as tarefas, as atribuições e a função que o compõe. 
    VERDADEIRO

    II. O desenho de cargos é um processo que consiste em enumerar as tarefas ou atribuições que o compõe e que o torna distinto de todos os outros existentes na organização.
    FALSO. A partir da distinção do cargo em comparação a "todos os outros", a alternativa fica errada.

    III. O desenho de cargos deve incluir a definição do conteúdo, dos métodos e processos de trabalho, assim como as relações de subordinação e supervisão associadas ao cargo. 
    VERDADEIRO

    IV. O desenho de um cargo é a última etapa de um processo que inclui, em primeiro lugar, a descrição do cargo e, em segundo lugar, a análise do impacto desse novo cargo no organograma da organização. 
    FALSO. Impossível analisar o impacto de um cargo que nem foi desenhado ainda.

    V. No desenho de um cargo deve-se levar em conta, em primeiro lugar, a remuneração desejada, depois a qualificação exigida e, por último, a sua posição no organograma da organização. 
    FALSO. A posição no organograma é revelada no início do desenho do cargo.