SóProvas


ID
423370
Banca
CEPERJ
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Duas tendências pedagógicas consideram que o professor desempenha papel insubstituível nas relações professor– alunos. Na primeira, o professor exerce toda a sua autoridade para impedir qualquer comunicação entre os alunos. Na segunda, o professor é o mediador das trocas que se estabelecem na interação entre o sujeito e o meio, havendo comunicação entre todos.

Segundo Luckesi, essas duas tendências são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA E 

    letra A não é possivel, pois a lIberal renovada não diretiva(Escola Nova) sua enfase é com aspectos psicologicos e nao pedagógicos ou sociais,  o individuo deve adequar-se ao meio social. Não há interação.
    A primeira tendencia é caracterizada pela Tradicional, pois a figura é centralizado no professor, o aluno é receptor passivo dos conhecimentos. 
    Não é possivel também a primeira tendencia fazer parte da Tendencia Progressista, pois essa, vsa criar sujeitos  capazes de transformação.
     a SEGUNDA Tendencia, já descartamos ser Liberal, pois há interação. Em em nenhuma tendencia liberal há interação, pois e caracterizada por uma pedagogia acrítica, que nao visa transformação.
    A respeito das tendencias progressistas , a pedagogia de Paulo Freire e (Libertadora) oprofessor coordena as atividades. A libertária , o saber é sistematizado. 
    Resta-nos então A historico-crítica onde o socnteudo confronta a realidade social, enfatiza conhecimento historico, prepara o aluno para o mundo adulto, com participação ativa na democratização da sociedade. è mediador entre os conteudos.



  • A critico-social de conteúdos destaca a escola como sendo um mecanismo de preparação do aluno para o mundo adulto. Os métodos desenvolvidos se dão através da experiência do aluno. Eles são divididos em:

    • Métodos ativos: existe a participação integral do aluno, sendo sua ação didática fundamentada nessa atividade continua.
    • Métodos ativos individualizados: atende as necessidades individuais de acordo com a possibilidade e realidade do educando, procurando ajustar o ensino, adaptando-o a capacidade do aluno. Entre os que adotam esse método está  que busca proporcionar a criança atividades capazes de desenvolver o auto-domínio nas crianças. E o Plano Dalton que atende as diferenças individuais respeitando a liberdade de cada um, possibilitando a livre escolha e a autodeterminação do aluno. Não há uma aula formal e nem reprovações, assim como não tem horários específicos. Todavia, apenas os alunos acima de nove anos escolarizados que são atendidos.
    • Métodos ativos socializados: Permite a socialização do educando através de uma ação didática e de interesses e associação de ideias. Inicialmente o aluno deve conhecer os acontecimentos do seu cotidiano para, posteriormente, através dele serem atingidas as metas desejadas. Esse método propõe a ideia de um ensino globalizado, baseado nos interesses dos educandos.
    • Métodos ativos mistos: São simultaneamente socializados e globalizados, já que atende as diferenças individuais, socializando o educando. Engloba assuntos relacionados entre si e ajuda na aquisição de novos conhecimentos, atitudes e habilidades essências para a integração do meio físico e social.

    Referências bibliográficas:

    FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

    LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública - A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 2002 - 18º ed.