SóProvas


ID
423733
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Reorganização da INFRAERO

O presidente da INFRAERO assegurou que não haverá privatização da estatal. O comunicado foi feito durante entrevista sobre a contratação de empresa para estudar a reestruturação da INFRAERO, cuja gestão essa providência permitirá aperfeiçoar. Caberá ao BNDES coordenar os trabalhos dos consultores contratados e submetê-los à apreciação dos conselheiros. ]

“Tudo o que pode ser feito para melhorar a empresa, viabilizando sua entrada no mercado de capitais, já foi aprovado no conselho de administração da INFRAERO", explicou o presidente. E acrescentou: “O trabalho do BNDES vai ajudá-la a se preparar ainda mais para avançar nos mercados nacional e internacional".

O presidente do BNDES também se pronunciou: “O que nós queremos é fortalecer a capacidade de investimento e de desenvolvimento do sistema aeroportuário brasileiro." Segundo ele, isso só poderá ser feito de maneira articulada com a principal empresa de infraestrutura portuária.

A contratação da consultoria está prevista em um termo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Defesa e o BNDES. Será concedido, aos licitantes vencedores, o prazo de nove meses para a conclusão dos estudos.

(Adaptado de matéria divulgada em março/2009 no site www.infraero.gov.br)

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do singular para preencher de modo correto a lacuna da frase:

Alternativas
Comentários
  • letra d. 

    (A) Quanto às normas de contratação da consultoria, dispuseram-se de acordo com um termo de cooperação técnica já firmado. - Emprego no plural, levando-se em consideração que o sujeito do verbo dispor está implícito e indicado pela expressão antecedente normas de contratação da consultoria, com núcleo no substantivo normas.

    (B) Impuseram-se, para,o ingresso da empresa no mercado de capitais, reformulações de ordem técnica e administrativa, -Emprego de verbo em oração de voz passiva pronominal em concordância com o sujeito reformulações de ordem técnica e administrativa, com núcleo em reformulações, e consequentemente, no plural. 

    (C) Convergiram para o ingresso da INFRAERO no mercado de capitais as recentes providências para a contratação de um serviço de consultoria.  _ Emprego de verbo em plural, de modo a que se providencia sua correta concordância com o sujeito-->  as recentes providências para a contratação de um serviço de consultoria, cujo núcleo está indicado por providências.

    (D) Cabe aos licitantes vencedores valer-se dos nove meses que têm de prazo para concluir os estudos. - Emprego de verbo em singular, considerando-se que seu sujeito está indicado pela oração (SUJEITO ORACIONAL) valer-se dos nove meses.

    Como sabemos, verbos cujos sujeitos são oracionais obrigam-se a permanecer no singular. Esta é a resposta da questão.

    (E) A orientação é a de que se submetam ao BNDES, na condição de órgão coordenador, os trabalhos dos consultores contratados. - Emprego de verbo em plural, numa oração de voz passiva pronominal, cujo sujeito está indicado por os trabalhos dos consultores contratados, com núcleo no substantivo trabalhos.

    Gabarito oficial definitivo

    PROFESSOR DÉCIO SENA DO LIVRO "PROVAS COMENTADAS FCC" -ED 2010