SóProvas


ID
444064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito de gerência de projetos, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Em Gerência de projetos, uma Estrutura Analítica de Projetos (EAP), do Inglês, Work breakdown structure (WBS) é uma ferramenta de decomposição do trabalho do projeto em partes manejáveis. É estruturada em árvore exaustiva, hierárquica (de mais geral para mais específica) orientada às entregas (deliverables) que precisam ser feitas para completar um projeto

    .A Regra 100%... estabelece que a WBS inclui 100% do trabalho definido pelo escopo do projeto e captura todas as entregas – internas, externas, intermediarias – de forma ao trabalho estar completo, incluído o gerenciamento do projeto. A regra dos 100% é um dos mais importantes princípios que guia o desenvolvimento, decomposição e avaliação da WBS. A aplicação desta regra vale para todos os níveis na hierarquia: a soma de todos o trabalho dos níveis "filhos" deve ser igual a 100% do trabalho representado pelo "pai" e a WBS não deve incluir qualquer trabalho que saia do escopo existente do projeto, isto é, ele não pode incluir mais do que 100% do trabalho... É importante lembrar-se que a regra dos 100% também se aplica ao nível de atividades. O trabalho representado pelas atividades de cada pacote deve produzir 100% do trabalho necessário para completar o trabalho do pacote.

    EAE - Estrutura Analítica da Entrega

    Devido a sua simplicidade, a EAP é utilizada por muitos desenvolvedores de software, que produzem e documentam suas análises através do bloco de notas. Entretanto, a metodologia de desenvolvimento ágil de software não é, de um modo geral, baseada em projetos; e sim em entregas fracionadas e constantes. Desse modo, surge uma variação da EAP: a EAE, ou seja, Estrutura Analítica de Entrega. Essa estrutura herda os princípios da EAP, entretanto, é aplicada em outro nível do processo, sendo destinada ao planejamento das entregas que compõe o projeto como um todo.










  • Fiquei na dúvida entre a A e a D.

    pois apesar de saber que a A estava errada, pois a EAP não cobre as atividades a sim realizadas e sim chega até o nível de pacotes de trabalho (entregáveis).

    a D deixa uma certa brecha pois o dicionário da EAP, não inclui, TIPICAMENTE as DATAS de cronogramas, e custos de orçamentos é apenas uma referência que serve para explicar os trabalhos a serem realizados.
  • A EAP é uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe para atingir os objetivos do projeto
     - A EAP organiza e define o escopo total do projeto
     - A EAP subdivide o trabalho do projeto em partes menores e mais facilmente gerenciáveis, em que cada nível da EAP representa uma definição cada vez mais detalhada 
     - É possível agendar, estimar custos, monitorar e controlar o trabalho contido nos componentes de nível mais baixo da EAP
     - Os componentes da EAP auxiliam as partes interessadas a visualizar as entregas do projeto
  • a) Uma estrutura analítica do projeto (EAP) pode ser utilizada como um método de apresentação, como, por exemplo, um desenho de uma lista não estruturada de atividades em formato de diagrama.

    EAP é uma estrutura
  • plano de contas? que bruxaria é essa..
  • O principal erro na letra a) é dizer "um desenho de uma lista não estruturada de atividades em formato de diagrama", pois as atividades estão na área de tempo, e não escopo. O nível mais baixo da EAP é o pacote de trabalho. Lá em 6.1 Definir as atividades: "O processo Criar a EAP identifica as entregas no nível mais baixo da estrutura analítica do projeto (EAP), o pacote de trabalho. Esses pacotes são tipicamente decompostos em componentes menores chamados atividades que representam o trabalho necessário para completar o pacote de trabalho." (PMBOK, 4ed)
  • O diagrama de Gantt é um gráfico usado para ilustrar o avanço das diferentes etapas de um projeto. Os intervalos de tempo representando o início e fim de cada fase aparecem como barras coloridas sobre o eixo horizontal do gráfico. Desenvolvido em 1917 pelo engenheiro mecânico Henry Gantt, esse gráfico é utilizado como uma ferramenta de controle de produção. Nele podem ser visualizadas as tarefas de cada membro de uma equipe, bem como o tempo utilizado para cumpri-la. Assim, pode-se analisar o empenho de cada membro no grupo, desde que os estes sejam associados, à tarefa, como um recurso necessário ao desempenho dela.

     

    A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) é um diagrama com níveis hierárquicos, formado pelos pacotes de trabalho que compõem um projeto. Em projetos com ações sequenciadas (em cascata), facilita o detalhamento dos processos e o gerenciamento do escopo, da equipe e dos recursos ao longo da realização do produto. Ver diagrama abaixo, de modelo aplicado a projetos web.

    entretanto a EAP não deve ser confundida com o método de apresentação – o desenho de uma lista não estruturada de atividades em um formato de diagrama não faz disto uma EAP. ( ://www.cefetes.br/gwadocpub/Treinamentos/Curso%20de%20Gerenciamento%20de%20projeto/material%20de%20apoio/PMBOK/Cap052000.pdf)

    A questão diz que a EAP pode ser utlizada como um método de apresentação. O que é um método de apresentação? Método da Palestra, do Debate, da Apresentação, do Problema.