SóProvas


ID
444130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca dos estágios da receita pública, julgue os itens a seguir.
I No estágio da previsão, tem-se a estimativa de arrecadação da receita, constante da Lei Orçamentária Anual (LOA) e resultante da metodologia de projeção de despesas orçamentárias.
II O comportamento dos estágios da receita orçamentária não depende da ordem de ocorrência dos fenômenos econômicos.
III No lançamento, tendo ocorrido o fato gerador, há condições de se proceder ao registro contábil do direito a receber da fazenda pública.
IV O recolhimento ao tesouro é realizado pelos próprios agentes ou bancos arrecadadores.
Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • algum colega sabe por que o ítem I está errado?
  • Gustavo:

    I No estágio da previsão, tem-se a estimativa de arrecadação da receita, constante da Lei Orçamentária Anual (LOA) e resultante da metodologia de projeção de despesas orçamentárias.

    A previsão da receita orçamentária não resulta de metodologia de projeção da despesa orçamentéria. A previsão da receita orçamentária observará as normas técnicas e legais, considerará os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e, sobretudo, levará em consideração a evolução da receita nos últimos três anos.

    Não obstante o orçamento consignar valores totais de receita igual ao da despesa, a metodologia de cálculo da receita é diferente da metodologia de cálculo da despesa. Não se pode prever receita com base nas despesas.

    Portanto, o que torna o item incorreto é o final da acertiva que menciona a metodologia de cálculo da despesa aplicada às receitas. 
  • A previsão (ou planejamento) se configura por meio da estimativa de arrecadação da receita, constante da Lei Orçamentária Anual – LOA, resultante de metodologia de projeção de receitas orçamentárias.

  • No item II, o que dependeria da ordem de ocorrência dos fenômenos econômicos seria apenas o estágio de PREVISÃO da receita pública?
  • II – ERRADO: Lógico que depende da ordem dos acontecimentos: previsão => lançamento => arrecadação => recolhimento. Como vai ser feito o recolhimento sem que antes tenha havido arrecadação? !
  • I No estágio da previsão, tem-se a estimativa de arrecadação da receita, constante da Lei Orçamentária Anual (LOA) e resultante da metodologia de projeção de despesas orçamentárias. ERRADA
    A previsão levará em consideração a EVOLUÇÃO DA RECEITA nos últimos três anos.

  • O reconhecimento do crédito apresenta como principal dificuldade a determinação do momento de ocorrência do fato gerador. No entanto, no âmbito da atividade tributária, pode-se utilizar o momento do lançamento como referência para o seu reconhecimento, pois é por esse procedimento que:


    a. Verifica-se a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente;
    b. Determina-se a matéria tributável;
    c. Calcula-se o montante do tributo devido; e
    d. Identifica-se o sujeito passivo.

    Ocorrido o fato gerador, pode-se proceder ao registro contábil do direito a receber em contrapartida de variação patrimonial aumentativa, o que representa o registro da variação patrimonial aumentativa por competência. 

  • Gabarito: letra D.


    I No estágio da previsão, tem-se a estimativa de arrecadação da receita, constante da Lei Orçamentária Anual (LOA) e resultante da metodologia de projeção de despesas orçamentárias. ERRADO. Previsão é a estimativa de arrecadação da receita, constante da Lei Orçamentária Anual – LOA, que resulta da metodologia de projeção de receitas orçamentárias.

    II O comportamento dos estágios da receita orçamentária não depende da ordem de ocorrência dos fenômenos econômicos.ERRADO. Segundo o Manual de Receita Nacional STN/SOF, as etapas da receita orçamentária seguem a ordem de ocorrência dos fenômenos econômicos, levando-se em consideração o modelo de orçamento existente no País e a tecnologia utilizada. 

    III No lançamento, tendo ocorrido o fato gerador, há condições de se proceder ao registro contábil do direito a receber da fazenda pública. CERTO. O essencial a se verificar é a ocorrência do fato gerador, antes de se proceder ao registro contábil do direito a receber da Fazenda Pública, em contrapartida a uma variação ativa em contas do sistema patrimonial. 

    IV O recolhimento ao tesouro é realizado pelos próprios agentes ou bancos arrecadadores. CERTO. O recolhimento ao Tesouro é realizado pelos próprios agentes, bancos arrecadadores ou Banco do Brasil. Essa ordem é bastante nítida, pois os agentes arrecadadores podem ser bancos ou caixas avançados do próprio ente. 


    Fonte:

    Augustinho Vicente Paludo. Orçamento público e administração financeira e orçamentária e LRF. 4. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

  • LETRA D