Existe uma peculiareidade na qual me embaso para questionar validade da questão.
Dentro do sistema americano exite uma possibilidade, chamada de Bullet, na qual a quitação de juros e principal são feitos em parcela única no final do período proposto.
Ressalto que não existe erro na alternativa D ou mesmo qualquer questionamento, entretanto a alternativa C pode, dentro de um contexto específico, ser considerada certa. Ao meu ver foi amador o elaborador dessa prova por recorrer ao "truque" da alternativa "mais certa"
a) Ao se adotar o sistema de amortização francês, o valor dos juros pagos é constante em cada parcela, já que os mesmos incidem sobre o valor obtido pela divisão entre o saldo devedor e o prazo contratado. Assim, as amortizações são crescentes ao longo do período de pagamento.
No sistema francês, o valor dos juros NÃO é constante em cada parcela, que torna essa alternativa ERRADA. Em realidade, os juros vão diminuindo à medida que o saldo devedor vai sendo amortizado.
b) No sistema de amortização constante, o valor da parcela é constante e o valor dos juros diminui a cada prestação. Desse modo, a quota mensal de amortização da dívida principal aumenta ao longo do tempo.
No sistema SAC, o valor da amortização é constante em cada parcela, mas o valor de cada parcela NÃO é constante (ele diminui com o tempo). Alternativa ERRADA.
c) No sistema de amortização misto, o valor do empréstimo ou financiamento é quitado de uma só vez, no final do período, juntamente com o valor dos juros incorridos ao longo do período da operação.
ERRADO, pois no sistema misto as parcelas são pagas periodicamente ao longo do prazo do financiamento, sendo que cada parcela é calculada como a média entre os valores correspondentes aos sistemas SAC e Francês.
d) No sistema de amortização misto, o valor da prestação é obtido por meio da média aritmética entre o valor da prestação obtido por meio da tabela Price e da tabela do sistema de amortização constante.
Alternativa CORRETA. Como vimos,
Resposta: D
SAA, sigla para Sistema Americano de Amortização, é um sistema de amortização de dívidas , porém a quitação do empréstimo se dá por meio de uma única parcela que deverá ser paga ao final do contrato.
Há também a opção dos juros serem capitalizados e pagos juntos com o valor principal no final do contrato. Porém, nesse caso é preciso que seja especificado isso em contrato, caso contrário entende-se que os juros deverão ser pagos mensalmente.