SóProvas


ID
45175
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No modelo piagetiano de desenvolvimento cognitivo, o período pré-operacional é esperado

Alternativas
Comentários
  • Para Piaget a construção da inteligência dá-se em etapas sucessivas, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras, é o “construtivismo sequencial”. Os períodos em que se dá o desenvolvimento motor, verbal e mental, são denominados: 1)Período Sensório-Motor - do nascimento aos 2 anos, aproximadamente. A inteligência trabalha através das percepções (simbólico) e das ações (motor) através dos deslocamentos do próprio corpo. É uma inteligência iminentemente prática. 2)Período Simbólico - dos 2 anos aos 4 anos, aproximadamente. Neste período surge a função semiótica que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, etc.. Podendo criar imagens mentais na ausência do objeto ou da ação é o período da fantasia, do faz de conta, do jogo simbólico. 3)Período Intuitivo - dos 4 anos aos 7 anos, aproximadamente. Neste período já existe um desejo de explicação dos fenômenos. É a “idade dos porquês”, pois o indíviduo pergunta o tempo todo. 4)Período Operatório Concreto - dos 7 anos aos 11 anos, aproximadamente. É o período em que o indivíduo consolida as conservações de número, substância, volume e peso. Já é capaz de ordenar elementos por seu tamanho (grandeza), incluindo conjuntos, organizando então o mundo de forma lógica ou operatória. 5)Período Operatório Abstrato - dos 11 anos em diante. É o ápice do desenvolvimento da inteligência e corresponde ao nível de pensamento hipotético-dedutivo ou lógico-matemático. É quando o indivíduo está apto para calcular uma probabilidade, libertando-se do concreto em proveito de interesses orientados para o futuro.
  • O estágio pré-operacional, que coincide com a fase pré-escolar e vai dos dois anos de idade até os sete anos em média.Nesse período, as características observáveis mais importantes são:inteligência simbólica; o pensamento egocênctrico, intuitivo e mágico; a centralização (apenas um aspecto de determinada situação é considerado); a confusão entre aparência e realidade; ausência da noção de reversibilidade; o raciocínio transdutivo (aplicação de uma mesma explicação a situações parecidas); a característica do animismo (vida a seres inanimados).
  • b)

    dos 2 aos 7 anos, em que o indivíduo inicia a capacidade de representar uma coisa por outra, ou seja, formar esquemas simbólicos.

  • Alternativa B melhor descreve o estágio pré -operacional!!

  • Sensório Motor 0-2 anos

    Pré Operatório 2-7 anos

    Operatório Concreto 7-11

    Operatório Formal + 11

  • Para Piaget a construção da inteligência dá-se em etapas sucessivas, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras, é o “construtivismo sequencial”. Os períodos em que se dá o desenvolvimento motor, verbal e mental, são denominados estágios de desenvolvimento

    Estádio da inteligência sensório-motora - 0 a 2 anos: os esquemas sensório-motores são as primeiras formas de pensamento e expressão; são padrões de comportamento que podem ser aplicados a diferentes objetos em diferentes contextos, possibilitando ao ser humano organizar a sua experiência na construção do mundo: objeto, espaço, causalidade e tempo.

    Estádio pré-operatório ou simbólico - 2 a 6-7 anos: a criança realiza a transição entre a inteligência propriamente sensório-motora e a inteligência representativa. Seria a representação simbólica. A criança não pensa, no sentido estrito desse termo. O mundo para ela não se organiza em categorias lógicas gerais, mas distribui-se em elementos particulares, individuais, em relação com sua experiência pessoal. O egocentrismo é a principal forma assumida pelo pensamento da criança. A capacidade de representação vai possibilitar o desenvolvimento da função simbólica: a linguagem, a imitação diferida, a imagem mental, o desenho, o jogo simbólico. Para Piaget a passagem da inteligência sensório-motora para a inteligência representativa se realiza pela imitação. Imitar significa reproduzir um modelo.

    Estádio operatório concreto - 7 a 11-12 anos: a atividade cognitiva da criança torna-se operatória, com a aquisição da reversibilidade lógica. A reversibilidade seria a capacidade de se representar uma ação e a ação inversa ou recíproca que a anula. Tanto as operações como as estruturas que se constroem até aproximadamente os 11 anos, são de natureza concreta; permanecem ligadas indissoluvelmente à ação da criança sobre os objetos.

    Estádio das operações formais - 11 a 15-16 anos: as operações se desligam progressivamente do plano da manipulação concreta. O adolescente tem acesso a um raciocínio hipotético-dedutivo. Agora, poderá chegar a conclusões a partir de hipóteses, sem ter necessidade de observação e manipulação reais. As estruturas operatórias formais são o ponto de partida das estruturas lógico-matemáticas da lógica e da matemática.