SóProvas


ID
45211
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Manual de Elaboração de Documentos Escritos (Resolução CFP no 007/2003) aponta que o relatório psicológico é uma peça de natureza e valor científicos e para tornar- se acessível e compreensível ao destinatário, deve conter narrativa

Alternativas
Comentários
  • segundo a própria resolução: "... devendo ter linguagem precisa, especialmente quando se referir a dados de natureza subjetiva, expressando-se de maneira clara e exata."
  • MANUAL DE ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS (007/2003)

     

    Relatório Psicológico
    Conceito
    O Relatório Psicológico é uma exposição escrita, minuciosa e histórica dos fatos relativos à avaliação psicológica, com o objetivo de transmitir, ao destinatário, resultados, conclusões e encaminhamentos, subsidiados em dados colhidos e analisados à luz de um instrumental técnico (teste, entrevista, dinâmicas, observação, intervenção verbal etc.), consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico, adotado pelo psicólogo.

    Estrutura
    Independentemente das finalidades a que se destina, o Relatório Psicológico é uma peça de natureza e valor científicos, devendo conter narrativa detalhada e didática, com clareza, precisão e harmonia, tornando-se acessível e compreensível ao destinatário. Os termos técnicos devem, portanto, estar acompanhados das explicações e/ou conceituação retiradas dos fundamentos teórico-filosóficos que os sustentam. Independentemente também, da finalidade a que se destina, o Relatório Psicológico deve conter, no mínimo, 3 (três) etapas: Introdução, Descrição e Conclusão, além do Cabeçalho.

  • Resolução substituída pela 06/2019

  • Q78271 - Existem diversas modalidades de informes psicológicos. Todo psicólogo deve manter um registro de suas atividades, seja no contexto da clínica, seja no das organizações. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

    A. Clareza, precisão e harmonia são as principais características da linguagem apropriada para a redação dos informes psicológicos (correta)